Escolha sabiamente! 10 grandes jogos com múltiplos finais
Muitos jogos entregam desfechos diferentes dependendo das suas escolhas
Se você gosta de ter controle sobre o desfecho de um produto, deve gostar daqueles jogos com múltiplos finais disponíveis no PlayStation. Pensando nisso, elaboramos uma lista com dez opções para quem ainda não se aventurou nessas experiências.
Esses games têm gêneros muito variados. Dos soulslikes aos títulos mais voltados para os diálogos, esse sistema de deixar as escolhas nas mãos dos jogadores pode ser muito bem utilizado. Confira a lista abaixo:
10 bons jogos com múltiplos finais
Detroit: Become Human
Diversos desfechos diferentes aguardam os jogadores em Detroit: Become Human. Na tentativa de tomar conta de cerca de dez personagens, os eventos que sucedem às escolhas dos jogadores fornecem muitas possibilidades.
Esse game foca em quem gosta de uma experiência cinematográfica. Seu núcleo de gameplay é voltado para o diálogo e é necessário tomar bastante cuidado ao lidar com os personagens secundários. Por exemplo, em um dos finais com o androide Connor, há seis opções diferentes:
Nier: Automata
Falar de jogos com múltiplos finais e não citar Nier: Automata seria um crime. No total, a saga tem 26 conclusões distintas. Os cinco primeiros são principais e foram batizados de A, B, C, D e E. Todos eles dependem de como o jogador tocou a campanha.
Heavy Rain
De forma precisa, Heavy Rain tem 17 desfechos da campanha para o jogador desfrutar. Todos eles são voltados para cada um dos personagens apresentados ao longo da campanha. Confira cada um deles nos vídeos abaixo:
Resident Evil
Quem curte jogos com múltiplos finais classifica os fechamentos da narrativa com finais bons e ruins. Jill e Chris, de Resident Evil, podem sofrer as consequências por causa de suas ações envolvendo Rebecca e Barry no primeiro jogo da franquia. Não lembra? Veja:
The Witcher 3: Wild Hunt
Em The Witcher 3, Geralt tem diversas opções de relacionamento com Triss e Yennefer e ainda precisa cuidar de Ciri. Cada variável em relação a essas três personagens entrega uma conclusão diferente. Veja todos:
Bloodborne
Com três finais diferentes para o caçador em Bloodborne, o título da FromSoftware é o primeiro soulslike da lista. Quem gosta de desafios costuma escolher um onde um chefe extra chamado Presença da Lua aparece e entrega uma luta de tirar o fôlego:
Silent Hill 2
Outro jogo com múltiplos finais que é considerado um clássico de peso — e retornará em breve — é Silent Hill 2. James pode decidir o futuro através de suas ações ao longo do gameplay e desbloquear sete alternativas diferentes para a história se fechar.
Elden Ring
O maculado precisa fazer alianças em Elden Ring para desbloquear um dos seis finais do RPG. O destino das Terras Intermédias passa pelas alianças formadas e caminhos elaborados para o confronto final. Para melhorar, ainda existe um final secreto:
Until Dawn
Outro jogo com seis desfechos diferentes é Until Dawn. Assim como Heavy Rain, ele é baseado em diálogos com um pouco de quick time events, e o jogador precisa fazer uma série de escolhas para salvar seus personagens preferidos.
Life is Strange
Como você já deve ter percebido, a lista foi dominada por títulos onde os diálogos e escolhas do protagonista impactam o final em um nível emocional. No primeiro Life is Strange, isso acontece em torno de Max Caulfield, uma garota que pode rebobinar o tempo. Quem já jogou deve se lembrar do difícil dilema na hora de fechar o gameplay:
Curtiu nossa lista de grandes jogos com múltiplos finais? Faltou algum? Diz pra gente nos comentários!