Listas

Para os nostálgicos! 10 curiosidades sobre Driver 2

Jogo de corrida para o PlayStation tem diversos detalhes interessantes escondidos

por Jean Azevedo
Para os nostálgicos! 10 curiosidades sobre Driver 2

Lançado em novembro de 2000 para o PSOne, Driver 2 foi produzido em uma época onde não existiam patches pós-lançamento. Portanto, as desenvolvedoras tinham de entregar um jogo sem bugs para os jogadores aproveitarem.

Mas além de polimento caprichado, muitos dos jogos vinham com segredos interessantíssimos. Um exemplo disso é o título clássico da Reflections Interactive.

Driver 2 loading screen
Tela de carregamento de Driver 2. (Fonte: Dfactor Longplays)

Usando engenharia reversa foi possível identificar muitos desses detalhes no código in-game. A comunidade descobriu isso tudo ao produzir o port REDriver 2 para PC.

Curiosidades e easter eggs de Driver 2

Os pedestres seriam capazes de entrar em um carro a qualquer momento

Ao longo dos cenários de Driver 2 mais cenas do cotidiano da população fariam parte da imersão. Os pedestres poderiam entrar em seus carros e sair por aí dirigindo, mas essa opção foi removida da versão final.

Como dá para observar no gameplay abaixo, não há carros “deixados para trás” nas ruas e os NPCs só têm uma função, que é evitar um atropelo por parte do jogador ou da polícia.

Base de Havana tem um nome secreto

Os desenvolvedores colocaram uma homenagem aos designers Andreas Tawn e Steven Adams. De acordo com o código-fonte do jogo, a base secreta de Havana é chamada “Drea And Steve’s Evil Lair” por causa da dupla. É mole?

Seu carro é único

O sistema de geração de NPCs e veículos do jogo não deixava outro carro do cenário ser criado com o mesmo modelo e cor do automóvel escolhido pelo jogador. Você nunca veria um civil ostentando uma máquina como a sua enquanto estivesse pilotando-a.

Carros zeros são os melhores

Outra curiosidade sobre Driver 2 é a influência do dano sofrido pelo carro na dirigibilidade. Segundo o código-fonte, os veículos “zerados” não colidem com prédios e barreiras, e têm interações mais suaves com a pista. Combinando isso com as habilidades de Tanner, é possível até atravessar obstáculos menores enquanto pilota.

Os trens de Vegas não seriam tão rápidos assim

A missão “Beat the Train” fez os desenvolvedores mudarem o código para o objetivo ser cumprido com um pouco mais de emoção pelos jogadores.

Acontece que, após programarem tudo, a velocidade padrão do trem se tornou a mesma da quest, ou seja, quem encosta na locomotiva enquanto trafega por Vegas sai voando por aí.

Esse erro foi consertado em REDRIVER2 (ou Reverse-Engineered Driver 2), port feito por fãs para PC.

Driver 2 contaria com mais modos multiplayer

Os desenvolvedores preparavam dois modos multiplayer para Driver 2, porém, as ideias não foram implementadas no jogo final. As playlists seriam Trailblazer e Gate Race, mas nenhuma missão com esses nomes chegou a ser lançada.

Pega ladrão

O modo multiplayer Cops’n’Robber de Driver 2 era para apresentar a movimentação de diversos veículos pela cidade, entretanto, os civis não aparecem nas ruas durante as perseguições. Em REDRIVER2, os programadores conseguiram reativar essa opção.

Carros com calotas nas rodas eram mais rápidos no Rio de Janeiro

Uma textura para simular uma velocidade de rotação mais rápida na cidade do Rio de Janeiro foi encontrada na exploração dos arquivos das rodas com calotas. Essa funcionalidade foi desabilitada no primeiro jogo da série, ambientado em Nova Iorque. 

Mesmo com a mudança na ambientação, os desenvolvedores reciclaram alguns sistemas, e essa função foi transportada para Driver 2. Essa modificação não era para ser algo visível durante o gameplay e acabou impactando na jogabilidade.

Não era falta de luz, foi um erro

Ao transitar pelas áreas Navy Pier e Lake, alguns postes podem aparecer com a luz desligada. Não era um efeito de ambientação proposital, mas sim um erro de programação. Um pequeno erro no código-fonte ocasionou esse “apagão” nas áreas citadas.

Easter egg de “I Have the Power”

Em Havana, é possível mudar o comportamento do clima e das pessoas.

Basta iniciar o modo “Take a Ride”, se dirigir até o cemitério Necrópolis Colón e manter o botão “O” pressionado por alguns segundos. Esse comando deixará o tempo chuvoso e o carros dos civis agirão de forma estranha.

Curta nossa página no Instagram para mais curiosidades de Driver 2!

Quer saber mais detalhes sobre o game? No nosso Instagram há um conteúdo com curiosidades (diferentes destas!) sobre o game que você não pode perder. Dá só uma olhada CLICANDO AQUI.