Esperando pelo Crash? Conheça algumas de suas curiosidades
Crash promete ter um retorno triunfal ao mundo dos consoles e nada melhor que um pouquinho de história para preparar o terreno para a chegada do marsupial mais famoso da história da PlayStation.
Ainda sem data de lançamento confirmada, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy trará de volta o personagem se aventurando em seus 3 primeiros jogos, que segundo o estúdio responsável, Vicarious Visions, será muito mais que uma remasterização.
Realmente, para nós, fãs de Crash, retornar ao seu universo original é muito mais que experimentar uma simples remasterização de um jogo, mas sim a oportunidade de atualizar uma aventura que nos marcou profundamente no passado.
Um passado marcante não só para os jogadores, mas para todos aqueles que participaram, de alguma forma, de seu desenvolvimento, inovando em sua dinâmica visual e em jogabilidade.
Assim, algumas curiosidades foram aparecendo, desde sua produção e vem fortalecendo, até hoje, a imagem do personagem como o verdadeiro mascote da plataforma da Sony, pois já extrapolou as fronteiras de seus próprios jogos.
No início de sua trajetória, ao tentar concorrer com os outros games ou personagens de sucesso na época, como Sonic e Mário, Crash Bandicoot foi chamado de “traseiro do Sonic” (Sonic´s Ass), em referência ao padrão de câmera oferecido pelo jogo.
Isso ocorreu porque, diferente do padrão do período, onde os jogos de plataforma e de aventura possuíam uma visão lateral, praticamente em duas dimensões, Crash inovou com a câmera nas costas do personagem, adicionando um novo modelo dimensional.
Os profissionais de produção de games podem ter achado estranha essa nova visão, mas foi um sucesso estrondoso entre os jogadores.
E o reflexo dessa febre na qual se transformaram os jogos de Crash, o marsupial, que ficou famoso rapidamente, ganhou espaço como “easter eggs” ou homenagens em diversos programas de TV americanos, inclusive nos mais famosos como Friends e Simpsons.
Em Friends, é possível ver o Chandler, interpretado pelo ator Matthew Perry, jogando Crash Team Racing em um dos episódios da série, mais especificamente no “The One with Monica’s Thunder”, primeiro episódio da sétima temporada.
Já em Simpsons, no episódio “Lisa Tira A”, a produção da série faz uma divertida adaptação do personagem chamando-o de “Dash Dingo”, herói de um jogo de videogame jogado por Lisa, que está bem caracterizado com roupas “australianas” e aposta corridas com amigos.
Mas, se formos conversar sobre as influências de Crash e os personagens de seus jogos, teremos inúmeros exemplos. A aparência de alguns, principalmente de desenhos animados mais recentes, podem nos fazer lembrar dos jogos do marsupial.
Um bom exemplo dessa perspectiva é a animação Ben 10, no qual Rath lembra bastante Tiny Tiger, um tigre musculoso que surge no segundo jogo da série de Crash Bandicoot.
Essas peculiaridades não deixam de ser homenagens ao que representa culturalmente os games da série, que ajudou a formar uma geração de jogadores.
Mas, sem dúvidas, a grande homenagem veio no ano passado, quando Uncharted 4: A Thief’s End, apresentou o jogo original de Crash Bandicoot dentro da própria trama do jogo de Nathan Drake.
Ao surgir na tela o desafio de Elena a Nate, para apontar quem faria mais pontos no Crash Bandicoot original, de certo, balançou o coração de muitos jogadores espalhados pelo mundo, despertando ainda mais a expectativa da espera de algo novo para nosso heróis em animação.
Uma novidade que não tardou a aparecer, já que logo na E3 de 2016, foi anunciada a trilogia que trará a remasterização das três primeiras aventuras de Crash, com promessa de boas horas de desafios para antigos e novos jogadores, com exclusividade para PlayStation 4.
Aposto que você também está ansioso para experimentar o novo game, então já deixe aqui suas expectativas sobre o “novo velho” Crash.