Cuidando da história! Setor de preservação da PlayStation já salvou 500 TB em jogos antigos
Equipe fundada em 2022 vem trabalhando firme na função de preservar a história dos games
A preservação de jogos tem se tornado um tema cada vez mais relevante na indústria, por isso, a Sony deu um passo significativo ao criar uma equipe dedicada a essa prática com os títulos do PlayStation. Garret Fredley, especialista no tema, lidera o projeto que já arquiva 0,5 Petabyte (500 TB) de games antigos e modernos da plataforma.
Fredley compartilhou recentemente (via X) que a iniciativa alcançou a marca de 500 TB de dados preservados. Ele descreveu o processo como “copiar centenas de milhões de arquivos” e destacou o desafio diante do tamanho crescente de jogos AAA, que ampliam o volume de informações.
Ultrapassamos o limite de 500 TBs de histórico preservado da PlayStation no trabalho. É estranho considerar o que meio petabyte parece considerando o tamanho dos títulos AAA modernos. É uma honra preservar tudo, mas copiar centenas de milhões de arquivos é super lento.
A equipe de preservação dos PlayStation Studios busca implementar práticas que facilitem o armazenamento de dados futuros e a recuperação de informações de jogos antigos. Esse arquivo abrangente pode ser acessado para consultar elementos de qualquer título, oferecendo suporte para possíveis relançamentos ou estudos.
Esse esforço previne a perda de códigos-fonte e artes de jogos, problemas frequentes na indústria. Com o crescimento do arquivo, a Sony cria uma base sólida para o relançamento de clássicos e mantém viva a história do PlayStation para gerações futuras.
Um novo PlayStation portátil que rodará jogos de PS5 estaria a caminho
Um novo console portátil capaz de rodar jogos de PlayStation 5 estaria a caminho. De acordo com informações, ele deve demorar a sair, mas a Sony já começou a se movimentar nos bastidores. Saiba mais neste link!