Tema de Metaphor: ReFantazio é a “ansiedade”, diz diretor
Katsura Hashino explicou que sentimento é o grande assunto abordado no jogo
Metaphor: ReFantazio é parecido com Persona em alguns pontos, mas bem diferente em outros. A temática é um deles. Segundo os responsáveis pelo título, no fim das contas, ele é sobre a ansiedade.
“O grande tema deste jogo é a ansiedade e, embora possam haver barreiras culturais que mudem de país para país, o que estávamos pensando era: ‘Ok, onde a ansiedade é sentida mais intensamente?’ E pensamos no coração. E é daí que vem a ideia de agarrar o seu coração, puxá-lo para fora e dizer ao seu coração ‘ganbare‘, trabalhe duro, faça o seu melhor”, explicou o diretor Katsura Hashino em entrevista ao Gamer Braves.
Segundo ele, isso faz todo o sentido com a temática mais épica do jogo, de levar o protagonista para assumir o trono.
“Quando você tem alguém em uma posição de poder, como um rei, você quer que essa pessoa resolva suas ansiedades ou preocupações, certo? O que achamos realmente interessante foi: quando alguém assume esse papel de lidar com as ansiedades das pessoas dessa forma, que tipo de virtudes essa pessoa precisa ter? Quais são os requisitos para estar nessa posição?”, completou.
Metaphor: ReFantazio tem nota bem alta em revista japonesa
A revista Famitsu divulgou a primeira avaliação de Metaphor: ReFantazio, atribuindo ao jogo uma nota total de 37/40, com base na opinião de quatro críticos. Entre os elogios estão a narrativa envolvente e o sistema de batalhas, que trazem sensação familiar aos fãs da série Persona.
Os críticos destacaram as reviravoltas emocionantes que ocorrem nos momentos-chave da história, prometendo algo dentro do DNA da Atlus. Além disso, a acessibilidade do jogo é ampliada por elementos de ação antes das batalhas, proporcionando uma transição suave entre as cenas de exploração e combate.