Especialistas não acreditam que PS5 Pro rodará GTA 6 com 4K e 60fps
Um dos grandes motivos para todo mundo querer ter um videogame no ano que vem é GTA 6, mas será que o PS5 Pro vai rodá-lo no máximo?
Todo mundo sabe que um dos grandes motivos para a comunidade gamer querer estar bem equipada no ano que vem é o lançamento de GTA 6. O jogo mais aguardado da história é uma justificativa excelente para gastar dinheiro com um console, uma TV, o que quer que seja.
Muito provavelmente, a Sony também acredita que ele irá ajudar a dar um gás nas vendas do seu próximo videogame, o PS5 Pro. E, sem dúvidas, se ela e a Rockstar em algum momento confirmarem que ele será capaz de rodar o game com uma qualidade absurda, ninguém mais vai falar do quanto o console é caro.
Mas a questão é: será que ele conseguirá fazer isso?
“Não. Os jogos de Grand Theft Auto sempre rodaram simulações complexas que exigem muito da CPU, por isso cada jogo de GTA foi inicialmente lançado em suas plataformas-alvo a 30fps. E o PS5 Pro usa a mesma CPU que o PS5, então seria extremamente desafiador atingir 60fps se a versão base do PS5 estiver mirando 30fps. Este não é um problema de GPU, é um problema de CPU”, quem afirma é Richard Leadbetter, diretor do site Digital Foundry, especialista em análises de performance de games, em entrevista ao IGN.
Obviamente, porém, isso não quer dizer que o PS5 Pro não vai ter um desempenho melhor do que o modelo base em GTA 6. E, se por algum acaso a Rockstar já estiver mirando em 60fps para o PS5 base, aí sim as coisas podem ficar melhores.
“O que você terá serão visuais de maior qualidade, mas provavelmente ainda rodando em taxas de quadros semelhantes. Se GTA 6 não conseguir manter 30fps estáveis, o PS5 Pro pode rodar a CPU com um aumento de 10% na velocidade do clock – então você pode obter um desempenho mais estável. Claro, tudo pode mudar se a Rockstar estiver mirando 60fps no PS5 padrão – mas até agora não vimos nenhuma evidência que sugira isso”, completou.
Rumor de adiamento de GTA 6 é negado por devs da Rockstar
Para quem está ligado nos comentários sobre games nas redes sociais, a noite do último domingo (8) foi de fortes rumores sobre um possível adiamento de GTA 6 (de novo). Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, revelou que sua caixa de mensagens diretas na rede social X (ex-Twitter, banida no Brasil) ficou lotada de perguntas sobre o assunto. Então, ele foi apurar, e o resultado você vê aqui.