7 mitos sobre o PS4 Pro que você não deve levar a sério
Nem tudo que falam na internet sobre o console é verdade
A versão mais poderosa do PlayStation 4, o PS4 Pro, chegou em 2016 e despertou diferentes sentimentos nos consumidores. Alguns defendiam a nova tecnologia e enquanto outros não aceitavam um console melhorado na mesma geração.
Apesar da Sony já ter sido clara quanto ao posicionamento do console no mercado e para quais consumidores ele é destinado, muitas dúvidas e inverdades foram espalhadas pela rede.
Com isso, nós do MeuPS, caçadores de mitos que somos, fomos atrás de alguns esclarecimentos.
1 – O PlayStation 4 Pro possui trava de região
Começamos por uma dúvida que existe desde o lançamento da primeira versão do PS4 em 2013. Como o console estava caro no Brasil, uma alternativa era a importação.
Entretanto, a dúvida era se o console funcionaria com os jogos comprados no Brasil, pois em gerações passadas, os consoles europeus e japoneses não eram compatíveis com a região dos jogos americanos, por exemplo.
No PlayStation 4 esta trava foi extinta e, consequentemente, não está no sistema do PS4 Pro. Então, independente da nacionalidade do console ele funciona no Brasil e com as mídias produzidas aqui.
2 – Tensão do equipamento
Outro ponto que “pegou” no lançamento do PS4 e voltou a atormentar no PS4 Pro é quanto a tensão de alimentação do equipamento: 110 ou 220 V. Aqueles que já viram nosso especial sobre 10 curiosidades do PS4 que você talvez não conheça sabem que TODOS os PS4s produzidos são bivolts.
O mesmo acontece com o PS4 Pro: independente de onde ele é comercializado ou das informações contidas na caixa, os consoles saem com fonte bivolt.
3 – O console só funciona em TVs 4K e HDR
O PS4 Pro foi projetado para oferecer suporte ao 4K, mas isto não impede que o console funcione em TVs FULL HD. O que vai acontecer é que o usuário não aproveitará todo o potencial do videogame. Mas, este não deixará de projetar a imagem perfeitamente e com algumas melhorias (depende do jogo).
4 – É necessário comprar novos jogos para utilizar no Pro
Outro grande mito sobre o PS4 Pro é de que será necessário comprar (ou recomprar) jogos que sejam compatíveis com ele. Não procede.
Nos jogos, o suporte ao 4K fica sob responsabilidade dos estúdios. Ou seja, todas as melhorias serão oferecidas, gratuitamente, via download. Portanto, mesmo que um título seja datado, a empresa responsável por ele poderá oferecer melhorias.
Lembrando que as empresas não são obrigadas a oferecer suporte ao 4K. Cada estúdio poderá usufruir do aparelho da maneira que julgar pertinente ou mesmo não fazer nada. Confira os jogos que já estão disponíveis:
5 – Jogos serão produzidos exclusivamente para o PS4 Pro
Não há jogos desenvolvidos exclusivamente para o PS4 Pro. Todos os jogos são compatíveis com quaisquer modelos de PS4.
6 – Será necessário pagar mais caro para ter os jogos a 4K
Uma preocupação extra daqueles que desejam adquirir o PS4 Pro é a necessidade de desembolsar mais do que os que possuem um PS4 padrão. Como já explicamos, a melhoria dos jogos acontecem por meio de atualizações disponibilizadas pelas produtoras de forma gratuita.
7 – Os jogadores do PS4 Pro não conseguem jogar com os do PS4 padrão
A oitava geração de consoles não foi dividida. Ainda se trata de PlayStation 4, com a mesma rede de compras, amigos e jogos online. Uma pessoa que tem um PS4 FAT pode jogar com a que tem o modelo SLIM e Pro sem quaisquer barreiras.
Estes são os maiores mitos que circulam na internet sobre o PlayStation 4 Pro. Se você possui alguma dúvida sobre o console, deixe nos comentários que buscaremos até o infinito e além para esclarecê-la da melhor forma possível.