Do início ao fim: relembre a história de Silent Hill 2 (com spoilers)
Relembre a dramática história contada no início dos anos 2000 que marcou uma geração de fãs de terror
Estamos a pouco mais de um mês para o lançamento do remake de Silent Hill 2. Dessa forma, fãs da franquia estão cada vez mais próximos de reviver a tensão e os horrores do clássico de 2001, mas sob uma ótica voltada para consoles de última geração.
Em preparação para a aguardada estreia, reunimos todos os eventos que marcaram a profunda história de James Sunderland. Assim, caso você queira ficar por dentro e comparar posteriormente com a nova trama criada pela Bloober Team, aqui vai um ponto de partida.
Vale pontuar que, originalmente, o clássico do início dos anos 2000 tinha vários finais alternativos, a depender das escolhas, dificuldade e itens coletados durante a campanha principal. Mas, para este guia, nos atemos ao encerramento dito “canônico”.
Confira abaixo toda a história de Silent Hill 2, do início ao fim, diante das perspectivas do protagonista James e da misteriosa personagem Maria:
Tudo começa com uma carta… e em Silent Hill
James Sunderland chega à cidade de Silent Hill, em Maine, após receber uma carta de sua esposa Mary, que faleceu há três anos devido a uma doença terminal. A carta, escrita com caligrafia inconfundível, afirma que a mulher está esperando por James em seu “lugar especial”. Confuso e intrigado, ele decide investigar, mesmo sabendo que poderia reviver eventos traumatizantes do passado.
Ao entrar na cidade, o visitante encontra Angela Orosco em um cemitério. Angela, uma jovem perturbada em busca de sua mãe desaparecida, avisa a ele sobre os perigos escondidos pela cidade, mas James acaba ignorando os avisos e segue em frente, determinado a encontrar Mary.
Silent Hill, antes uma cidade gloriosa e marcante, agora está envolta em uma névoa densa e sinistra, com ruas desertas e criaturas bizarras à espreita. Em meio a esse pesadelo, James tenta chegar ao Rosewater Park, mas encontra o caminho bloqueado e decide passar por um complexo de apartamentos.
O pesadelo ganha forma: Pyramid Head
Nos apartamentos, ele encontra uma garotinha que pisa em sua mão antes de fugir. E como se isso não bastasse, o ser conhecido como Pyramid Head oferece o primeiro confronto, apresentando-se como uma figura aterrorizante de cabeça no formato de pirâmide e portando uma longa espada.
James consegue escapar de seu algoz e vai para um banheiro próximo, apenas para conhecer Eddie Dombrowski, um jovem perturbado que está vomitando em em um banheiro. Enquanto isso, Angela está ali perto, e aterrorizada pelos eventos indescritíveis na cidade, decide tirar sua vida. Felizmente, o protagonista convence a mulher a entregar sua faca e ela acaba deixando o local.
James continua sua busca e reencontra a garotinha, descobrindo que seu nome é Laura. Em uma conversa tensa, a menina diz conhecer Mary e acusa James de nunca ter amado sua esposa. Incomodado com o embate, ele finalmente chega ao Rosewater Park, enquanto reflete sobre as acusações de Laura.
Lá, o homem identifica alguém que mudará definitivamente sua vida: Maria. Apesar do visual provocante e das conversas com tons mais íntimos, ela se parece muito com Mary, e por isso James deixa o local com a misteriosa figura em direção ao Lakeview Hotel, onde se hospedou com sua esposa no passado.
Eles fazem uma parada no Bowl-O-Rama de Pete, onde Eddie novamente é encontrado. James conta para ele sobre Laura, e isso faz com que Maria fique estranhamente preocupada com o destino da garota. Assim, eles vão para o Hospital Brookhaven e Maria contrai misteriosos sintomas de uma doença. Assim, ela descansa e obriga seu companheiro a seguir sozinho.
Verdades, traições e morte
James encontra Laura, que afirma conhecer Mary há um ano, contradizendo a crença de James de que Mary está morta há três anos. O ódio que a menina sente pelo protagonista a faz trancá-lo em uma sala cheia de monstros, mas ele consegue escapar. Porém, o estrago foi feito: o hospital se transformou em um verdadeiro pesadelo.
Apavorada, Maria se esconde em um porão, e logo após reencontrar James, o acusa de tê-la abandonado. Pyramid Head, então, aparece e obriga a dupla a correr, mas isso não é suficiente: Maria é morta ali mesmo e James, desolado, encontra uma chave que o leva à Sociedade Histórica de Silent Hill.
No local, James explora a Prisão de Toluca e um labirinto onde encontra Pyramid Head novamente. Ele também encontra Maria, viva e trancada em uma cela, mas ela é misteriosamente assassinada antes que ele possa libertá-la. E como se não bastasse, é revelado o pai abusivo de Angela, morto pela própria filha no passado, virou uma representação monstruosa.
Esses temores de Angela também se direcionam a James, que novamente é acusado de não querer Mary por perto. Em seguida, Eddie aparece, mas em uma versão totalmente perturbada devido aos anos sofrendo bullying. Violento e enlouquecido, ele tenta assassinar Sunderland, mas é morto em um ato de legítima defesa.
Após tantos eventos traumáticos, James começa a questionar sua sanidade e percebe que a carta de Mary estava em branco. Assim, acreditando que a mensagem sobre Silent Hill nunca existiu, ele decide fazer uma última parada no hotel de Lakeview, com o objetivo de encontrar as respostas para tantos horrores.
A amarga redenção de James
No local, Laura está esperando o protagonista e diz que Mary tinha a intenção de adotá-la. É então que surge a grande revelação: no quarto 312, uma fita de vídeo mostra que a mulher foi morta pelo seu próprio marido, sufocada por um travesseiro. Agora, todas as palavras de ódio fazem sentido e a jovem garotinha afirma: você é um assassino.
A história de James termina de forma perturbadora. No hotel, Angela se perde em uma escada em chamas e desaparece. Já no saguão, Maria novamente é ressuscitada, mas morre brutalmente para dois Pyramid Heads. Assim, o visitante de Silent Hill percebe que as aparições de espada são figuras feitas para puni-lo por seus pecados e decide enfrentá-los.
Em seu último ato de redenção, James começa a ter alucinações com Mary e vê sua ex-esposa se transformando em um monstro. Decidido a confrontar a verdade e assumir as consequências de suas ações, ele elimina a criatura no topo de uma escadaria, simbolizando a chegada ao outro mundo.
Toda história tem dois lados…
Antes de James Sunderland chegar à cidade de Silent Hill, Maria desperta sozinha e assustada na boate Noite do Paraíso. Confusa e sem saber o que fazer, ela decide procurar por alguém na cidade e acaba chegando à Mansão Baldwin.
Na mansão, Maria encontra Ernest Baldwin, o proprietário, mas nunca o vê pessoalmente; todas as suas conversas acontecem através de portas trancadas. Ernest fala de maneira estranha e monótona, pedindo a Maria que encontre um item chamado “líquido branco” para ajudá-lo a ressuscitar sua filha falecida, Amy.
Mesmo sabendo que a tarefa é impossível, Maria aceita ajudar, afirmando: “Não me importo de lutar por uma causa impossível”. Em seguida, ela explora a mansão e encontra o quarto de Amy, onde vê um bicho de pelúcia. Sozinha, a mulher comenta que Laura adoraria o brinquedo, em uma sugestão de haver memórias compartilhadas com Mary.
Após recuperar o “líquido branco” para Ernest, ele revela mais informações, mencionando um homem chamado James Sunderland. Ernest avisa Maria que James é um homem perigoso, procurando “o você que não é você”. Isso desperta algo em Maria, que começa a lembrar de detalhes sobre o homem.
Assim, outras lembranças são desencadeadas, em especial uma de que ele não foi bom com sua esposa enquanto ela estava doente e a matou sufocada. Porém, ao mesmo tempo, um sentimento surge e considera o assassino como uma pessoa gentil. Maria finalmente abre a porta para encontrar Ernest, mas vê uma sala está vazia. O dono da mansão seria então um fantasma?
Desiludida, ela deixa a Mansão Baldwin e, em um momento de desespero, considera o suicídio. Segurando um revólver contra a cabeça, eventualmente desiste e joga a arma por cima de um muro. Decidida a seguir seu destino, Maria caminha até o Rosewater Park, na esperança de que James a aceite.
E agora, no remake de Silent Hill 2…
Mais de 20 anos depois de seu lançamento original, Silent Hill 2 retorna em formato de remake, agora pelas mãos da Bloober Team. O título chega ao PS5 com suporte a tecnologias gráficas de última geração, novas áreas exploráveis e mapa expandido.
Além disso, os desenvolvedores implementaram um sistema de combate over-the-shoulder aprimorado, mais impacto no confronto contra os monstros, mecânicas inéditas e ajustes na qualidade de vida. Assista abaixo ao trailer:
Silent Hill 2 Remake será lançado em 8 de outubro para PS5 e PC.