Atores e dubladores de games entram em greve contra uso de IA
Comitê não chegou a um acordo com as produtoras de videogame
Greve na indústria de games. Os atores de dublagem e atuação estão entrando em greve devido ao uso extensivo de Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de jogos, anunciou a SAG-AFTRA, sindicato que representa artistas e emissoras. A paralisação começa hoje (26), após mais de 18 meses de negociações para cuidar do Acordo de Mídia Interativa não conquistarem os objetivos propostos.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Em 22 de julho, o diretor nacional do sindicato recebeu autorização para convocar uma greve imediata após as negociações continuarem sem avanços. O ponto crucial das negociações foi a proteção contra a IA para os atores de voz e performance, uma preocupação central para os representantes.
Os membros do comitê de negociação acreditam que os estúdios de jogos não querem proteger seus atores contra a exploração potencial que a IA pode causar. “Não vamos aceitar um contrato que permita às empresas abusar da IA em detrimento dos nossos membros,” afirmou a presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher.
Com essa greve na indústria de games, a EA, Disney, Take-Two, Activision, Epic e muitas outras companhias podem ser afetadas. Então, sim, há chances de GTA 6 e outros grandes games anunciados anteriormente sofrerem com possíveis adiamentos.
“É impressionante que esses estúdios de videogame não tenham aprendido nada com as lições do ano passado. Nossos membros podem e vão exigir tratamento justo e equitativo em relação à IA, e o público nos apoia,” disse o diretor executivo nacional da SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland.
As empresas ainda dialogam
Em resposta ao anúncio da greve na indústria de games autorizada pela SAG-AFTRA, as produtoras de videogames envolvidas nas negociações do Acordo de Mídia Interativa divulgaram uma declaração através da porta-voz Audrey Cooling para o Insider Gaming. Eles afirmaram estar comprometidos em continuar as discussões.