Dev de Warframe pede para estúdios terem um pouco mais de fé em jogos como serviço
Steve Sinclair acredita que os primeiros dias de lançamento não definem o sucesso ou fracasso do game
Refletindo sobra a longa vida de Warframe, o CEO da Digital Extremes, Steve Sinclair, comentou sobre os jogos como serviço. Em apelo, ele pediu às editoras para terem fé em seus projetos e não definirem o sucesso ou o fracasso nos primeiros dias.
Em entrevista ao VGC, observou como as editoras vêm abandonando GaaS muito cedo, após os resultados não atingirem as expectativas. Segundo ele, é necessário persistir e acreditar nos desenvolvedores, pois elas colocam muitos esforços em suas criações.
[As editoras] pensam que o lançamento é o vai ou racha, e não é. Têm uma forma financeira para serem persistentes, e nunca o fazem. É lançado, não resulta imediatamente e o jogam fora.
Sinclair utiliza seu próprio game, Warframe, para reforçar o posicionamento sobre jogos como serviço. Apesar de manter custos operacionais “altos”, ele vem comprovando seu potencial desde 2013 e segue oferecendo conteúdos, entre altos e baixos.
É uma pena quando você dedica anos de sua vida criando aqueles sistemas ou construindo a tecnologia e o início de uma comunidade, mas como os custos são elevados, ficam com medo quando veem os números cair e saem fora.
A mensagem também traz uma reflexão interessante sobre o estágio atual da indústria. Jogos como serviço como No Man’s Sky e Sea of Thieves seguem em alta (apesar da estreia problemática de No Man’s Sky), enquanto diversos outros títulos sequer duraram um ano.
Um dos principais jogos como serviço da atualidade será renovado
A Digital Extremes anunciou uma grande renovação para Warframe. Neste verão, a expansão 1999 ficará disponível em todas as plataformas, contendo capítulo narrativo, sistema de romance e o caçador Cyte-09. Assista abaixo ao trailer:
O título está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, dispositivos móveis e PC.