Conheça Jeanne d’Arc, aclamado JRPG que chega em julho ao PS Plus Deluxe
Lançado em agosto de 2007, título de batalha por turnos se tornou um dos destaques do PSP
Uma das novidades do PS Plus Deluxe de julho, Jeanne d’Arc chegará às plataformas recentes quase 20 anos após seu lançamento no PSP. O aclamado SRPG deixou experiências memoráveis com os jogadores e promete levar mais pessoas para uma jornada de fantasia.
Mesmo em seus primeiros meses, o título teve pouca repercussão em especial por ser travado ao PSP. Porém, grande parte das pessoas que jogaram o encheram de elogios, resultando em uma média de 87 pontos no Metacritic.
Mas do que trata Jeanne d’Arc? O que esse título inspirado em fatos reais trouxe que marcou tanto a comunidade no final da década de 2000? Vem com a gente saber tudo sobre o projeto dos mesmos criadores de Rogue Galaxy e Dark Cloud.
Inspirado em fatos, mas repleto de originalidade
A campanha de Jeanne d’Arc acompanha a emblemática cruzada de Joana d’Arc, heroína canonizada pela Igreja Católica e reconhecida por seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), de acordo com relatos históricos.
No game, elementos de fantasia foram implementados para oferecer uma nova perspectiva dos eventos, mas mantendo o cânone da lenda e narrando as lutas francesa contra a ocupação dos exércitos ingleses.
Jeanne d’Arc é um SRPG, o popular RPG tático, que foi o primeiro game do PSP a ser feito pela Level-5. O título passou cerca de um ano disponível exclusivamente no Japão, mas em 2007 ganhou um port ocidental com localização completa em inglês.
Grande parte dos elogios se direcionaram ao seu sistema de combate. Com alto nível de profundidade, as batalhas baseadas em afinidades (Sol, Luna e Stella) permitiam que os jogadores aproveitassem de pontos fracos dos adversários estrategicamente.
Além disso, Jeanne d’Arc se diferencia dos SRPGs por ser mais rápido e por oferecer sistemas de evolução com muitas opções — entre armas, armaduras e habilidades. Com isso, ele se diferenciou dos concorrentes através de mecânicas ricas de combos e planejamento.
O título também possui ferramentas de recrutamento de unidades, condições de vitória para batalhas, recurso de infusão de joias e recompensas via XP e espólios.
Vendas e reconhecimentos de Jeanne d’Arc
Estima-se que 45.387 cópias do game tenham sido vendidas apenas na primeira semana no Japão. Até o final de 2006, quase 70 mil unidades chegaram aos jogadores orientais, antes de ser portado como parte da linha “Sony The Best” no ocidente.
Elogiado pela crítica, Jeanne d’Arc foi condecorado como um dos indicados a Jogo Portátil do Ano e RPG do Ano pela Academia de Artes e Ciências Interativas em 2007. Ele perdeu, respectivamente, para The Legend of Zelda: Phantom Hourglass e Mass Effect.
Com relançamento previsto para o dia 16 de julho, o SRPG da Level-5 — e publicado originalmente pela Sony — estará disponível para PS4 e PS5 via PS Plus Deluxe. O remaster terá renderização superior e funções de retroceder, salvar rápido e de filtros personalizados.
Para conferir os outros games que chegam aos catálogos do serviço neste mês, clique aqui.