Briga continua: Epic volta a acusar Apple de bloqueios
Disputa judicial lá de 2021 segue tendo efeitos, com a Epic Games e a Apple brigando por conta da Epic Store na App Store
A longa briga entre Epic Games e Apple continua. A criadora de Fortnite recebeu autorização dos órgãos reguladores europeus para lançar a Epic Store em todos os dispositivos da fabricante do iPhone, porém vem relatando contínuas dificuldades para fazê-lo devido a sanções impostas pela marca da maçã.
Em uma thread na rede social X, que você pode conferir abaixo, a Epic destacou que teve a aprovação negada pela segunda vez, agora porque seus botões de instalar e baixar apps eram “muito parecidos” com os da Apple. Segundo a companhia, “uma rejeição arbitrária, obstrutiva e uma violação do DMA”.
1/3 Apple has rejected our Epic Games Store notarization submission twice now, claiming the design and position of Epic’s “Install” button is too similar to Apple's "Get" button and that our "In-app purchases" label is too similar to the App Store's "In-App Purchases" label.
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) July 5, 2024
A disputa começou quando a Apple removeu Fortnite da App Store por conta de ligações do jogo com outra loja de aplicativos, a Epic Store, algo que até então era vetado em todos os aparelhos da empresa. Contudo, com a decisão favorável da corte europeia, a Epic trabalhou para lançar novamente o produto.
Isso se deve ao Ato dos Mercados Digitais da União Europeia e às mudanças nas políticas da Apple por causa dele, que tornaram possível para outras empresas lançarem as suas próprias lojas na App Store. A declaração de hoje é mais um capítulo em uma novela que vem se arrastando desde 2021.
Chefe da Epic Games tira sarro da Microsoft
Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, não perdeu a chance de tirar sarro da Microsoft quando perguntado sobre uma situação hipotética na qual a dona do Windows compraria a Valve. O empresário e programador não parece fã dos produtos oferecidos pela companhia. Leia mais aqui.