Tecnologia

AMD traz mais recursos gráficos para RDNA 4 no Linux

AMD continua a se preparar para a chegada de novas GPUs, habilitando DCC e corrigindo bugs no Linux

por João Gabriel Nogueira
AMD traz mais recursos gráficos para RDNA 4 no Linux

A AMD está aproveitando a janela de chegada do Linux 6.11 para atualizar com novos recursos e corrigir problemas de seus kernel drivers, preparando o sistema para o lançamento das suas GPUs baseadas em RDNA 4. Na última sexta-feira, a empresa disponibilizou mais algumas mudanças.

A principal novidade é o DCC (Delta Color Compression), que foi habilitado para gráficos RDNA 4 na plataforma. Esse é um recurso que melhora a eficiência de GPUs compatíveis, fazendo a placa aproveitar redundâncias nos dados de cores, o que pode impactar positivamente na performance.

Além do recurso, as atualizações incluem correções e melhorias gerais para os drivers. Foram corrigidos problemas em SR-IOV (single root I/O virtualization), GPUVM TLB, carregamento de firmware e, segundo o Phoronix, uma “limpeza” geral e otimização nos códigos dos drivers.

Para o pessoal que mexe no Linux e quer conferir em detalhes a lista completa de mudanças preparadas pela AMD para RDNA 4 no Linux 6.11, é só clicar aqui.

AMD RDNA 4 chega quando, afinal?

Essa não é a primeira vez que a AMD revela novos kernel driver de RDNA 4 para Linux, e provavelmente não será a última. Enquanto esperamos pelo lançamento oficial das novas GPUs, essa é uma das únicas fontes de informações oficiais indicando a chegada das placas.

A fabricante ainda não ofereceu uma data de lançamento oficial para sua próxima geração de produtos, então os vazamentos vão continuar. É o caso de um documento de transporte que rodou a internet recentemente mencionando, supostamente, a Navi 48. Leia mais aqui.