Tecnologia

Huawei conquista segundo lugar com 25% do mercado de tablets OLED

Crescimento repentino da Huawei chama a atenção, mas Apple deve ampliar sua liderança no próximo trimestre

por João Gabriel Nogueira
Huawei conquista segundo lugar com 25% do mercado de tablets OLED

A Huawei disparou no segmento de tablets OLED nos últimos tempos, conquistando uma fatia de 25% do mercado, que teve um crescimento total de 131% no último ano. Esses números garantiram a segunda posição entre as maiores fabricantes de tablets do mundo, colocando a empresa atrás da Apple, que ainda lidera com folga em 47% do mercado.

Os dados vêm da DSCC (Display Supply Chain Consultants), que fizeram sua análise com base na cadeia de suprimentos das telas OLED usadas nos tablets. A empresa aponta como o crescimento acelerado da Huawei permitiu ultrapassar a Samsung, que ficou com uma fatia de apenas 17% do mercado.

O segmento dos tablets desse tipo deve crescer muito nos próximos anos, ainda de acordo com a DSCC. As estimativas apontam que a Apple será a maior beneficiada desse crescimento, aumentando sua liderança para até incríveis 72% do total de tablets OLED no Q2 de 2024. O trimestre deve ser o de maior crescimento geral do mercado ao longo do ano, representando 127%  mais envios de produtos em relação ao anterior.

Gráficos divulgados pela DSCC acerca do mercado de tablets OLED.
Fonte: DSCC

Mesmo com todo o crescimento da Apple, a pesquisa estima que a Huawei deve manter sua segunda posição no mercado de tablets OLED no próximo trimestre, apenas com uma fatia bem reduzida de apenas 13%.

Huawei não consegue competir com o iPad?

Os novos iPad serão, em grande parte, os responsáveis por alavancar as vendas de tablets do tipo ao redor do mundo, segundo as estimativas da DSCC. O documento com os resultados da pesquisa afirma o seguinte, em tradução livre:

“O iPad Pro M4 de 13”deve liderar o segundo trimestre seguido com uma fatia de 38%, seguido do iPad Pro de 11,1” com uma fatia de 34%, e o do Huawei Mate Pad Pro de 13,2”, chegando em terceiro com uma fatia de 5%.”

Para mais detalhes sobre os iPad de 2024, clique aqui.