Samsung pode criar GPU própria para Exynos e romper com a AMD
Segundo informações não oficiais, a Samsung teria planos de ficar mais independente no desenvolvimento de seus SoCs para celulares
A Samsung pode optar por encerrar sua parceria com a AMD e desenvolver uma GPU própria para usar em seus processadores Exynos, para mobile. A informação ainda está na fase de rumores, mas apareceu em duas fontes diferentes comentando sobre o assunto.
Um dos muitos vazadores de tecnologia no Twitter comentou sobre o assunto no mês passado. Roland Quandt (@rquandt) disse que a “Samsung parece mirar no lançamento de um SoC topo de linha de próxima geração com sua própria GPU”.
Umm… so there's S5E9945 right? (Exynos 2400)
And then there's S5E9955, which follows after that.
Exynos 2400 has an AMD GPU. The follow-up will have AMD GPU, too, it seems.After that, in 2026, Samsung seems to aim for the release of a next-gen flagship SoC feat it's own GPU.
— Roland Quandt (@rquandt) May 4, 2024
Agora, adicionando credibilidade à postagem, o site coreano Naver afirma que a executivos da Samsung teriam falado do assunto durante um comitê recente com a diretoria da empresa. Aparentemente, um dos representantes do conselho administrativo da Samsung decidiu pelo investimento em GPUs.
Os últimos processadores Exynos da companhia foram feitos em parceria com a AMD, que cuidou da parte dos gráficos com seus chips Xclips, baseados em RDNA. O próximo SoC da fabricante, o Exynos 2500, ainda vai usar gráficos AMD e possivelmente vai aparecer nos Galaxy S25.
É depois dessa geração que poderemos ver um SoC com GPU da própria Samsung, se os rumores se confirmarem.
Parceria entre Samsung e AMD deve continuar nas fábricas
Enquanto circulam rumores de que a dona dos Galaxy pode romper com a AMD para o fornecimento dos gráficos em seus processadores Exynos, isso não significa que as empresas não vão mais se falar.
A gigante sul-coreana tem um complexo industrial importantíssimo na fabricação de semicondutores, e temos informações de que a AMD pretende optar por ela para o fornecimento de chips em 3nm num futuro bem próximo. Você pode ler mais a respeito clicando aqui.