Notícias

Ex-PlayStation, Shawn Layden critica “falta de paciência” da indústria

Em entrevista ao Games Industry, ele citou casos de estúdios indie que fizeram bons jogos e foram fechados de forma prematura.

por Thiago Barros
Ex-PlayStation, Shawn Layden critica

Shawn Layden teve um longo período à frente da PlayStation e hoje está atuando como consultor da Tencent. Com toda essa experiência na indústria, ele acredita que os momentos difíceis recentes do mercado dos games são muito fruto de muita “impaciência”.

+ ✅ Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Em entrevista ao Games Industry, ele citou casos principalmente de estúdios indie que fizeram bons jogos e foram fechados de forma prematura.

Isso é o mais frustrante quando você vê pessoas dizendo ‘veja, aqui está um pequeno estúdio que fez um ótimo jogo, tem verdadeiro potencial, criou uma experiência de jogo totalmente nova, mas não temos paciência para esperar a parte dois ou três acontecer’. Mesmo que eles não tenham realmente sido prejudicados por isso, não tiveram os lucros esperados e, então, simplesmente cancelam o projeto e vão atrás de IPs AAA já estabelecidas, sequências, imitações e coisas que, do ponto de vista financeiro, você pode traçar uma linha e dizer que se construirmos este jogo, ele provavelmente terá esse desempenho no mercado. Quando você traz coisas completamente novas que as pessoas nunca viram antes, que podem ser fantásticas e frequentemente são, a indústria de publicação não tem paciência agora para cultivar essas coisas e sente que precisa de um grande sucesso rápido. E esse é um lugar terrível para se estar em uma indústria de entretenimento e criatividade.

A grande questão é equilibrar a qualidade dos títulos com a necessidade financeira que precisa ser atendida por eles.

Shawn Layden pede inovação

Segundo Shawn Layden, o momento agora é de inovar para não perder ainda mais espaço.

Como a indústria do entretenimento continua a crescer, expandir e alcançar novas pessoas? E, para mim, isso se dá através da inovação e do lançamento de novos tipos de jogos. Então, ok, você não gosta de jogos de tiro em primeira pessoa e não gosta de RPGs, aqui está algo diferente, aqui está um jogo de ação rítmica que é todo sobre música, cores brilhantes e se divertir. Onde está o espaço para esses jogos? E como continuamos a promover a inclusão para envolver novas pessoas no mundo do entretenimento interativo?

A entrevista completa está disponível no Games Industry.