AMD libera novos drivers para RDNA 4 no kernel Linux
AMDGPU e AMDKFD recebem atualizações para preparar o Linux para receber a próxima geração RDNA 4 de placas de vídeo
A AMD liberou novos drivers a fim de preparar o kernel Linux para receber sua nova geração de placas de vídeo baseadas na GPU RDNA 4. Tanto driver de gráficos AMDGPU como o driver computacional AMDKFD foram atualizados a fim de aproveitar a chegada do Linux 6.11.
Além de otimizar o kernel Linux para RDNA 4, a atualização do AMDGPU traz suporte a DCN 4.0.x, GMC 12.0 e GC 12.0, além de atualizações para o SMU 13. O update também traz otimizações para as NPUs Ryzen AI 300, com lançamento próximo, e para as já disponíveis GPUs baseadas em RDNA 3.5.
As atualizações do driver AMDKFD, por sua vez, trazem otimizações não apenas para nova geração de GPUs, mas também melhorias para APUs Ryzen “menores”. Programadores devem notar ainda incrementos em como o driver lida com vRAM de APUs.
A lista completa de mudanças e patches dos drivers voltados para Linux 6.11 pode ser encontrada neste link.
AMD continua preparações para chegada da RDNA 4
A chegada de novos drivers ao Linux é mais um elemento que indica um lançamento iminente para a nova geração de GPUs RDNA 4, da AMD.
Além da novidade oficial, um outro vazamento mostra que a empresa realiza preparações para a estreia de suas novas Radeon, o que inclui o transporte de amostras de engenharia. É daí que saíram novas informações sobre a possível nomenclatura de uma das placas – leia mais aqui.