Tecnologia

NVIDIA detém 88% das vendas de placas de vídeo no mundo, aponta pesquisa

AMD e Intel também aparecem, mas com participações muito mais modestas

por Andrei Longen
NVIDIA detém 88% das vendas de placas de vídeo no mundo, aponta pesquisa

Que a NVIDIA é uma das gigantes do segmento de placas de vídeo todo mundo já sabe. Porém, agora, temos números mais concretos. A empresa detém 88% das vendas do mercado global de GPUs. As concorrentes AMD e Intel também têm seus espaços, mas com participações bem mais modestas.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A informação surgiu num levantamento da Jon Peddie Research, que analisa momentos do mercado em diversos segmentos. Pela pesquisa, a NVIDIA é mesmo a soberana no universo das placas de vídeo. A AMD aparece na mesma relação, mas com 12% de participação. A Intel chega a ser citada, mas seu desempenho é ofuscado pelas demais e seus números neste ramo “são insignificantes”.

tabela com dados da nvidia, amd e intel sobre mercado de placas de vídeo
Créditos: Tom’s Hardware

Essas porcentagens são referentes aos resultados obtidos com as vendas do setor no primeiro trimestre de 2024. E tem mais: ainda segundo a pesquisa, foram vendidas 8,7 milhões de GPUs no período. Isso é um montante consideravelmente abaixo do último trimestre de 2023, que alcançou números de 9,5 milhões de placas de vídeo comercializadas.

NVIDIA tem bom momento com componentes IA

O que pode explicar a porcentagem tão alta da NVIDIA é a rápida adoção dos usuários por tecnologias com IA, um dos grandes focos da gigante. Não só as placas de vídeo RTX vêm com recursos voltados para inteligência artificial, mas tecnologias da empresa, como o G-Assist, e o servidores com GPUs Blackwell, também são alimentados por IA de alto desempenho. Tudo isso tem ajudado nesse resultado e, para tanto, a NVIDIA já é a segunda empresa mais valiosa do mundo.