Intel apresenta Lunar Lake, Xeon 6 e Gaudi na Computex 2024
Nova arquitetura, processadores e aceleradores estão entre os destaques de hardware que a Intel mostrou na última semana
A Intel falou das novas gerações para diversos de seus componentes de hardware em sua apresentação durante a Computex 2024. A empresa revelou oficialmente a arquitetura Lunar Lake com IA para PCs domésticos, mostrou os novos processadores Xeon 6 para o segmento profissional e trouxe ainda seus aceleradores IA Gaudi 2 e 3.
Lunar Lake promete uma melhoria de até três vezes no desempenho de IA, com sua nova NPU de quarta geração alcançando os 48 TOPS. Ele também oferece grandes avanços na eficiência energética, com um sistema de “ilha de baixa energia”, para lidar com tarefas do background e economizar bateria em notebooks.
Na parte de gráficos, processadores baseados em Lunar Lake vão trazer a GPU Battlemage, com núcleos X2 e XMX prometendo até 50% mais performance em jogos.
Os processadores Xeon 6 são voltados para HPC e uso profissional em geral. Foram anunciados dois modelos, um com os E-core (núcleos de eficiência) de codinome Sierra Forest e outro com os P-core (núcleos de performance), de codinome Granite Rapids.
A Intel focou principalmente na economia de energia com seus novos Xeon, prometendo melhorias de até 4,2 vezes por watt em performance e um boost de até 2,6 vezes em transcode de mídia. Os Xeon 6 E-Core já estão disponíveis para encomenda, enquanto os P-Core chegam no próximo trimestre.
Intel não ignora IA generativa para empresas
Concluindo sua apresentação, a Intel também falou dos aceleradores Gaudi 2 e Gaudi 3. São componentes usados para impulsionar a performance da IA generativa, em Large Language Models (LLMs).
A fabricante fez em março comparativos diretos entre o Gaudi 2 e os aceleradores H100 da Nvidia. Agora, a empresa mostrou também o modelo 3, que traz mais performance e já conta com parcerias com a Asus, Foxconn, Gigabyte e outras.
Para mais notícias sobre tecnologia, clique aqui.