Tecnologia

IA do Copilot ajuda jogadores a desbravar Minecraft; veja demonstração

A combinação de companhia com guia virtual nas jogatinas

por Andrei Longen
IA do Copilot ajuda jogadores a desbravar Minecraft; veja demonstração

A Microsoft anunciou que irá levar sua tecnologia Copilot de IA para jogos no PC e também no Xbox. E, como forma de mostrar as capacidades prévias da inteligência artificial, a empresa mostrou trechos em vídeo de como será a interatividade da tecnologia enquanto se joga Minecraft. Acompanhe a seguir.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Numa primeira demonstração, o jogador vai jogando normalmente enquanto a inteligência artificial começa a interagir. Ela sugere materiais para coletar e quais itens ou acessórios já é possível de montar, como uma espada, naquele momento com os materiais já recolhidos. A interação é bastante fluida e acontece de forma verbal em tempo real, sem textos extras na tela.

https://twitter.com/MSFTCopilot/status/1792625882634281231

Numa segunda demonstração, o jogador pergunta o que é isso sobre o que está acontecendo na tela. Com a chegada de zumbi, a IA sugere correr, se afastar do perigo rapidamente ou criar uma torre de blocos para impedir que o monstro alcance o jogador. Novamente, a interação é bem fluida e tudo acontece com comandos por voz em tempo real. É como se fosse uma combinação de companhia com guia virtual na experiência de jogatina.

Copilot para games chega em breve

Num primeiro momento, o Copilot atrelado a games deve chegar primeiro no PC. Justamente porque já existem equipamentos intermediários e topo de linha com NPUs (Unidades de Processamento Neural) embarcadas e que operam processamento de recursos de IA. Isso deve acontece em breve, embora a Microsoft não tenha revelado uma data específica para a estreia da funcionalidade.

Já no Xbox, a estreia do Copilot deve demorar um pouco mais. O mesmo com televisores compatíveis. Talvez na próxima geração do console ou nas novas Smart TVs topo de linha, assim que ambos os segmentos receberem NPUs, possibilitando a execução de IA em jogos. O mesmo deve acontece com jogos distribuídos em nuvem.