Tecnologia

Ray tracing das novas GPUs AMD será “completamente diferente” [rumor]

A próxima geração das placas de vídeo da AMD te ray tracing "totalmente novo", segundo conhecido insider de hardware

por João Gabriel Nogueira
Ray tracing das novas GPUs AMD será

A próxima geração de placas de vídeo da AMD, baseada em RDNA 4, vai chegar com um ray tracing “completamente diferente”, segundo rumores. Um conhecido insider do mundo do hardware não trouxe detalhes, mas afirma que a tecnologia parece nova nas próximas GPUs.

Diversos rumores a respeito de RDNA 4 apontam que a AMD não pretende competir diretamente com a Nvidia nos segmentos mais caros de placas de vídeo domésticas, em vez disso focando em custo x benefício e modelos de entrada. A fabricante deixaria para voltar às placas de mais alta performance na outra geração, baseada em RDNA 5.

O rumor da vez pode indicar que, mesmo fazendo modelos mais acessíveis de GPUs, a AMD ainda investiu bastante em melhorar seu ray tracing – área em que sempre ficou atrás da Nvidia. A informação vem de Kepler (@Kepler_L2) no Twitter, onde ele primeiro fez um post dizendo “RT (ray tracing) parece completamente novo”.

Um outro usuário quis saber detalhes a respeito do que Kepler queria dizer com isso, mas o especialista em vazamentos continuou misterioso em sua resposta. Ele diz apenas que o ray tracing da RDNA 3 era o mesmo da RDNA 2 melhorado, mas que na RDNA 4 ele parece “completamente diferente”.

Ray tracing melhor e memórias iguais para RDNA 4

A mesma conta por trás dos rumores a respeito do “novo” ray tracing na próxima geração de GPUs da AMD, afirmou que a marca não deve ainda usar os modelos mais recentes de memória para a VRAM das placas.

Os produtos baseados em RDNA 4 devem chegar no final de 2024 com GDDR6, segundo Kepler, e especula-se que isso é mais uma maneira de cortar custos e manter preços baixos. Para ler mais a respeito, clique aqui!