Novas GPUs AMD podem ter VRAM mais lenta que alguns modelos atuais
Rumores sobre próxima geração AMD Radeon baseada em RDNA 4 indicam que placas continuarão a usar GDDR6
A próxima geração de placas de vídeo Radeon, da AMD, vai continuar a usar memórias GDDR6 para sua VRAM, de acordo com os rumores mais recentes. A fabricante de hardware deve optar por reduzir custos e oferecer produtos mais baratos, em vez de investir em GDDR7, que deve aparecer nas GPUs da Nvidia.
A informação vem da conta @Kepler_L2, do Twitter, conhecida por seus vazamentos de hardware. Depois de um simples post dizendo “apenas 18Gbps“, um usuário pergunta “todas as RDNA4?” ao que Kepler responde “sim”.
Yep
— Kepler (@Kepler_L2) April 23, 2024
O número se refere à velocidade de memória, e 18Gbps já é algo que as GDDR6 ultrapassam em alguns modelos de placas de vídeo, até na própria linha Radeon. A RX 7900 XTX, por exemplo, chega nos 20Gbps.
A opção por GDDR6 para as próximas placas da AMD pode decepcionar alguns leitores, mas não será surpresa se for confirmada. Há tempos temos vazamentos de que as Radeon baseadas em RDNA 4 vão buscar oferecer produtos para o segmento de entrada e intermediário, com foco em custo x benefício e não na maior performance.
AMD não deve ser a única a optar por GDDR6
Se os rumores se confirmarem, a Nvidia será a única a oferecer GPUs de altíssima performance para o segmento doméstico com suas placas baseadas em Blackwell.
Isso não significa, no entanto, que todos os novos modelos de placas usarão GDDR7. Rumores recentes sobre a companhia apontam que as versões mais caras virão com a VRAM da geração mais atual, mas que a opção de entrada ainda vai usar GDDR6x. Leia mais aqui.