Tecnologia

Apple Vision Pro: usuários sentem dores de cabeça, fadiga e mal-estar

Recomendação da fabricante é uso moderado e pausas regulares

por Andrei Longen
Apple Vision Pro: usuários sentem dores de cabeça, fadiga e mal-estar

Novas reclamações do Apple Vision Pro, o dispositivo de Realidade Mista da Apple, acabaram de surgir. Desta vez, usuários estão alegando sentir dores de cabeça, no pescoço, fadiga, cansaço nos olhos e mal-estar após algumas sessões de uso do headset. E tudo indica que estas sensações são mais comuns do que se imagina.

De acordo com relatos colhidos pelo Marketwatch, houve casos em que usuários nem conseguiram usar o dispositivo por mais de 1 hora nas semanas iniciais porque o encaixe não era tão bom assim. E, numa tentativa de prolongar o uso, um jogador reportou dores na parte superior das costas devido ao ajuste falho do equipamento após duas horas.

Entre outras reclamações do Apple Vision Pro, uma usuária mostrou estar com as bochechas inchadas, levemente escurecidas e avermelhadas pelo atrito com a estrutura do headset. Segundo ela, isso aconteceu devido à pressão (pelo peso) que o óculos de VR faz na sua face quando em uso.

Ter o Apple Vision Pro também significa seguir as suas instruções de uso. Atualmente, a Apple conta com uma página oficial de recomendações do uso adequado do dispositivo. Elas incluem instruções para públicos de diversas idades, situações do cotidiano para evitar e sugestões claras de pausas após longos períodos de interação.

Outras reclamações do Apple Vision Pro

Essa não é a primeira vez que usuários reclamam de algum tipo de problema relacionado ao uso headset de VR da Apple. Numa outra ocasião, os primeiros donos do dispositivo relataram que ele mesmo criava uma leve rachadura no vidro frontal do visor após algum tempo de uso. Mesmo sem quedas ou colisões, o defeito aparecia quase que aleatoriamente.

Atualmente, o Apple Vision Pro está disponível só nos Estados Unidos por US$ 3.499. Mas a China também irá recebê-lo muito em breve, até meados deste ano.