Tecnologia

Por demanda na China, preços das GPUs Nvidia podem subir no mundo todo

O velho caso da demanda superando oferta pode causar efeito dominó e aumentar o preço de placas Nvidia no mundo todo

por João Gabriel Nogueira
Por demanda na China, preços das GPUs Nvidia podem subir no mundo todo

O preço de placas de vídeo da Nvidia já tem crescido ano após ano, mas deve ter outro aumento em breve devido à dificuldade da fabricante em suprir a demanda, em especial na China. As informações não são oficiais e devem ser tratadas como rumores, mas vêm de relatos do próprio país onde a situação estaria acontecendo.

Segundo informações do site IT House, o preço das GPUs customizadas pelas parceiras da Nvidia – as famosas AIBs – pode subir em até 10% na média, variando para mais ou para menos dependendo do modelo. O site afirma que a fabricante estaria até segurando o suprimento de chips para a RTX 4060 Ti, a fim de manter os preços elevados porque o estoque anterior já teria esgotado.

Como quase tudo que acontece em larga escala na China, o aumento de preços das GPUs não deve afetar apenas o país. Devido ao grande número de clientes chineses da Nvidia, sua grande demanda pode aumentar o preço de placas no mercado internacional, conforme as fabricantes e parceiras correm atrás de suprir a região.

AMD não deve seguir mesmo caminho da Nvidia

Especialistas e entendidos de hardware esperam que a AMD não vai refletir o aumento de preço das GPUs rivais tão cedo. A fabricante tem apenas uma fração do público das placas RTX, então não enfrenta as mesmas dificuldades de suprir a demanda. O “lado vermelho” da força tem seguido o caminho contrário, na verdade, tentando conquistar clientes com preços mais acessíveis em seus modelos.

Problemas de suprimento de placas de vídeo, no entanto, acabarão de vez dentro de 5 ou 10 anos, segundo o próprio CEO da Nvidia. Ele acredita que a IA vai substituir completamente a GPU para jogos no seu computador, conforme você pode ler mais aqui.