Tecnologia

China pode banir Intel, AMD e Windows de computadores do governo

Informações não oficiais apontam para retaliação contra sanções dos EUA em novas "diretrizes de segurança" da China

por João Gabriel Nogueira
China pode banir Intel, AMD e Windows de computadores do governo

Entidades governamentais da China serão proibidas de usar sistemas com hardware Intel ou AMD em seus computadores, e o Windows também será banido. As informações ainda não são oficiais, mas vêm do Financial Times, que cita novas regras de segurança exigindo o uso de opções “seguras e confiáveis” no país.

A lista de regras proíbe ainda o uso de bases de dados que não sejam chinesas e também afeta empresas geridas pelo governo. Teriam sido divulgadas listas de processadores, sistemas operacionais e bases de dados considerados seguros, todos pertencentes a companhias nacionais.

A medida tem sido apontada como uma retaliação às crescentes sanções dos Estados Unidos contra a China. A terra do Tio Sam tem tentado não apenas diminuir sua dependência tecnológica do país com o CHIPS Act da administração Biden, mas também atrapalhar a capacidade chinesa de competir, com restrições ao envio de insumos e equipamentos ao país. Essas sanções afetam não apenas empresas nacionais, mas também aliados dos EUA.

A resposta da China deve afetar especialmente a Intel, que tem no país o seu maior mercado, com 27% de sua renda em 2023 vindo de lá. A AMD conta com um número menos expressivo, mas ainda considerável de 15%, segundo informações da PCGamer.

PlayStation segue investindo em devs da China

Enquanto China e Estados Unidos estão levando sua briga econômica para além da competitividade no mercado, a Sony e PlayStation continuam com um investimento aquecido no país, através do conhecido China Hero Project.

O projeto incentiva o desenvolvimento de uma lista de games interessantes que devem eventualmente chegar ao PS5. Saiba mais clicando aqui!