CEO da NVIDIA: “IA vai substituir GPUs em 5 a 10 anos”
Jogos serão renderizados em tempo real com IA, sem uso de placa de vídeo
A IA é uma tendência que chegou para ficar. Além de diversas empresas estarem investindo pesado na nova tecnologia, outras já visionam o que o futuro reserva para o segmento. No caso da NVIDIA, a empresa acredita que jogos renderizados com inteligência artificial irão substituir o uso de GPUs (placas de vídeo) entre 5 a 10 anos daqui para frente.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A informação surgiu durante a coletiva de imprensa da gigante na GTC 2024. Na ocasião, o conhecido CEO da NVIDIA, Jensen Huang, foi questionado sobre o quão longe se encontra a geração de quadros por segundo (FPS) em tempo real. E qual seria a visão dele, em relação à indústria de games, como experiência nesse novo paradigma. Ele respondeu:
Acredito que, como qualquer tecnologia, a curva S para chegarmos a essas novidades não leva mais do que uma década. E, quando, acontece, se torna prático e muito melhor do que antes. […] Acredito que estamos a menos de uma década disso tudo mudar. No final desses 10 anos, já estaremos no final dessa curva. E, cinco anos, estamos bem no meio de onde tudo estará mudando em tempo real. E todo mundo ficará impressionando em ver [a evolução].
NVIDIA é uma das pioneiras em componentes com IA
Essa fala de Huang casa muito com as às últimas novidades da NVIDIA em relação ao segmento de IA. Uma das principais delas é a chegada da arquitetura Blackwell de GPUs totalmente focadas para uso de IA computacional. A gigante também trem trabalhado com redes IA de alta performance e um Omniverse Cloud com infraestrutura renovada com IA.