TinyCorp desiste da AMD para seu “pacote de IA”, a TinyBox
Solução da TinyCorp de oferecer IA para trabalho com GPUs domésticas vai ter que apelar para GPUs Intel ou Nvidia
A TinyCorp anunciou oficialmente que desistiu por enquanto de usar hardware AMD em sua TinyBox. A empresa vai estudar o uso de GPUs Intel ou Nvidia para criar seu conjunto de placas de vídeo para um “pacote de IA”.
A TinyBox é uma iniciativa que coloca várias GPUs domésticas para trabalhar em sincronia e oferecer alto poder de processamento para usar IA para trabalho. A TinyCorp tinha optado por criar o produto com seis placas da AMD, com foco no custo x benefício, mas problemas de otimizar o firmware atrapalharam os planos.
A empresa explica os problemas em detalhe em um tweet extenso, onde reclama que o driver da AMD é muito instável e que quando acontecem bugs ou crashes eles não encontram maneiras de corrigir.
The AMD tinybox is on hold until we can build and run the relevant firmware on our GPUs.
The driver is still very unstable, and when it crashes or hangs we have no way of debugging it. We have no way of dumping the state of a GPU. Apparently it isn't just the MES causing these…
— the tiny corp (@__tinygrad__) March 19, 2024
O autor do texto acrescenta que eles estão explorando uma TinyBox com Intel e também uma caixa com seis placas RTX 4090 – caso em que ele adiciona um “infelizmente” à informação.
No momento as esperanças de criar o pacote com hardware AMD são poucas, mas não nulas. O post conclui dizendo que a companhia pretende revisitar as Radeon se um dia houver um processo “aberto e reproduzível” para o driver e firmware.
TinyCorp era mais uma chance para IA da AMD
Em outros tweets, representantes da TinyCorp comentam que a AMD chegou a entrar em contato com eles, para trabalharem juntos e resolverem os problemas da TinyBox. As soluções propostas, no entanto, não foram satisfatórias, porque o firmware permaneceria fechado.
Uma solução como essa seria uma boa maneira da AMD alcançar um segmento ainda não explorado de IA, algo que seria coerente com a fala de sua CEO de “apostar tudo” na tecnologia. Leia mais aqui.