Tecnologia

Intel promete transcode de vídeo mais rápido na Arc A750

Intel faz comparativo de sua GPU com RTX 4060 da Nvidia e com um Ryzen 7 Pro 7840U da AMD

por João Gabriel Nogueira
Intel promete transcode de vídeo mais rápido na Arc A750

A Intel publicou um artigo voltado para criadores de conteúdo onde afirma que sua GPU Arc A750 é a melhor opção para edição de vídeos em seu segmento de preço. A fabricante comparou o modelo com a Nvidia GeForce RTX 4060 e com os gráficos integrados do AMD Ryzen 7 Pro 7840U.

A empresa testou o desempenho de transcode (ou transcodificação) de vídeos, necessário para usar diferentes formatos e codecs de mídia no seu PC. Como a Intel Arc A750 tem um hardware dedicado para isso, a fabricante quis ressaltar seus resultados:

Gráficos de performance da Arc A750 comparada com a RTX 4060.
Fonte: Intel

O gráfico acima foi organizado em relação ao desempenho da RTX 4060, representado pela linha branca horizontal. As barras representam o desempenho da Arc A750 em diferentes codecs e onde elas ultrapassam a linha são os momentos em que a GPU da Intel supera a rival da Nvidia.

Podemos ver que no DaVinciResolve a placa de vídeo não se saiu muito bem, e no CapCut só o formato AVC mostrou vantagem. Em outros programas, no entanto, a solução da Intel se sai consistentemente melhor.

O mesmo formato foi feito para o Ryzen 7 Pro 7840U, com resultados bem diferentes. O porquê da Intel escolher gráficos integrados para comparar com a Arc A750 em vez de uma GPU dedicada Radeon não foi explicado.

Gráficos de performance da Arc A750 comparada com o Ryzen 7 Pro 7840U.
Fonte: Intel

O maior destaque aqui vai para o HandBrake, que parece não funcionar muito bem na solução AMD. Na Arc A750 sua performance é até 3,5 vezes maior.

Intel não é referência em GPUs dedicadas

Já faz um tempo que a Intel tenta disputar no concorrido mercado de GPUs dedicadas, mas suas placas Arc ainda são bem menos usadas do que as soluções da Nvidia ou até AMD.

É no mercado de processadores que a empresa se sai melhor, inclusive recebendo investimentos bilionários do governo dos EUA para estabelecer mais de suas fábricas no país. Leia mais aqui.