AMD promete melhorar qualidade da imagem no FSR 3.1
Nova versão do FSR deve diminuir problemas de flickering e ghosting na ferramenta de upscale da AMD
A AMD apresentou a versão mais recente de sua tecnologia de upscale durante a Game Developers Conference 2024 (GDC). O FSR 3.1 foi feito para trazer melhorias na qualidade visual dos jogos usando a super resolução, para diminuir problemas como flickering e ghosting, tanto em imagens paradas como em movimento.
Para demonstrar as melhorias, a empresa implementou a versão mais recente da tecnologia em Ratchet & Clank Rift Apart e divulgou alguns GIFs comparando a novidade com versões anteriores do upscaling. Curiosamente, em vez de comparar o 3.1 com o 3.0, a AMD preferiu compará-lo com o 2.2.
Além das melhorias em qualidade e estabilidade visual, a dona das Radeon desvinculou a tecnologia de geração de frames do FidelityFX Super Resolution. Assim, usuários de outras GPUs poderão usar o FSR 3.1 para geração de frames e DLSS ou XeSS para o upscale.
Ainda vai um tempo para a nova versão do recurso chegar ao público, no entanto. A AMD vai disponibilizar a novidade para desenvolvedores no segundo trimestre de 2024, e os primeiros games com a tecnologia devem aparecer mais para o final do ano.
40 jogos suportam ou suportarão FSR 3
Enquanto a AMD prepara a versão 3.1 de sua tecnologia de super resolução, a mais recente disponível ainda é a 3.0, que já encontra (ou vai encontrar) suporte em 40 jogos.
Disponibilizado pela primeira vez em apenas dois jogos em setembro de 2023, o recurso foi adicionando novidades à sua lista ao longo dos últimos seis meses. Um dos mais recentes foi a versão para PC de The Last of Us Part 1. Você pode ler mais clicando aqui.