IA é usada por 62% dos estúdios de games, mostra pesquisa da Unity
71% relata melhoria em processos de produção e otimização de produção de games
Não é segredo para ninguém que os estúdios de games estão usando IA para acelerarem suas entregas. Um caso recente se deu com algumas artes feitas para Foamstars. Agora, porém, temos uma dimensão um pouco mais precisa da participação da tecnologia no desenvolvimento de jogos: 62% das produtoras já usaram inteligência artificial nas suas obras.
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É o que aponta uma pesquisa inédita feita pela Unity. De acordo com material publicado, 71% dos estúdios informaram que a IA melhorou processos operacionais, otimizando a produção de games e aumentando o número de entregas.
Só isso não se traduziu exatamente no aumento da produtividade desses estúdios. Em 2023, o número de dias para lançar um jogo foi de 304. Como comparação, em 2022, foram 218 dias necessários para um game passar por todo o processo de desenvolvimento até ganhar as prateleiras.
IA é usada em geração de fases e animações
Ainda segundo o relatório da Unity, a IA tem isso amplamente usada nos passos iniciais da produção de um game. Como a criação de protótipos (68%), conceitos de design, ativos e na construção de mundos de uma forma geral (56%).
Além disso, ela tem sido muito explorada em modelos de geração de artes, fases e animações, além de ajudar a escrever diálogos, linhas de programação e testes automatizados. Por exemplo, o uso de NPCs para mundos de forma randômica já foi adotada por 64% das produtoras.
Curiosamente, 38% dos estúdios entrevistados ainda estão relutantes em usar IA nas suas produções. Ao mesmo tempo, 43% deles informou que até pensou em usar, mas que não teve tempo. 24% acredita não ter habilidade para tal.