Modder de Star Wars: Battlefront acusa Aspyr de usar seu trabalho
Reclamações nas redes sociais indicam que a Aspyr não cumpriu promessa de creditar trabalhos utilizados
Após ser bastante criticado por problemas nos servidores, Star Wars: Battlefront Classic Collection se envolveu em uma nova polêmica. Agora, a Aspyr Media está sendo acusada de ter utilizado conteúdos de modders sem autorização, mesmo prometendo creditar todos os envolvidos.
De acordo com o modder “Iamashaymin”, o lançamento da coletânea serviu apenas para confirmar a utilização de arquivos de terceiros. Isso porque desde a divulgação do trailer ele já suspeitava do uso de suas modificações — algo que a desenvolvedora revelou ter sido um “engano”.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Porém, a disponibilização de Star Wars: Battlefront Classic Collection aparentemente atestou que o mod realmente estava integrado ao jogo. Dessa forma, a comunidade foi às redes sociais sobrar pela ausência de crédito aos criadores e por um comunicado enganoso da desenvolvedora.
Confira abaixo as reclamações:
'The upcoming release of Star Wars: Battlefront Classic Collection does not include any code or content that is taken from uncredited sources.'https://t.co/GjrJY2E0wM
I am not in the Credits @AspyrMedia— iamashaymin (@iamashaymin) March 14, 2024
‘O lançamento de Star Wars: Battlefront Classic Collection não inclui nenhum código ou conteúdo retirado de fontes não creditadas.’ Não estou nos créditos, Aspyr Media.
We are saddened to see the abhorrent treatment and blatant exploitation of modders' uncredited work in the STAR WARS Battlefront Classic Collection.
Aspyr assured the community that this would not happen after suspicions were roused prior to the launch.
Despite this, it is… https://t.co/IjEzM4Ne2z
— KYBER: Battlefront II Custom Servers (@KyberServers) March 18, 2024
Estamos tristes ao ver o tratamento abominável e a exploração flagrante do trabalho não creditado dos modders em Star Wars: Battlefront Classic Collection. A Aspyr garantiu à comunidade que isso não aconteceria depois que suspeitas foram levantadas antes do lançamento.
Apesar disso, é evidente que o conteúdo criado pela comunidade chegou à versão de lançamento do jogo com preço integral, sem crédito nem compensação.
Battlefront tem um legado de modding profundo e estabelecido e não ficaremos parados enquanto ele é manchado por maus atores em busca de dinheiro rápido.
A empresa ainda não se pronunciou sobre as novas acusações.
Star Wars Battlefront Classic Collection está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.
Dev de Star Wars: Battlefront Classic Collection admite erros
Os problemas enfrentados com os servidores motivaram a Aspyr Media a admitir “erros críticos”. Em nota, o estúdio pediu desculpas para os jogadores e confirmou que trará melhorias para atender a infraestrutura de rede. Clique aqui para saber mais.