Intel vendeu 3x mais CPUs do que AMD e Apple no último trimestre de 2023
Diferença para concorrentes é gritante
A Intel alcançou um patamar de larga liderança entre as fabricantes de chips. Tanto é que a empresa vendeu 50 milhões de CPUs durante o último trimestre de 2023. Esse montante significa mais de três vezes o que a AMD e a Apple conseguiram combinadas no mesmo período, entre outubro e dezembro do ano passado.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A informação é da firma de pesquisas de mercado Canalys. A quantidade de CPUs vendidas pela Intel corresponde a chips para dispositivos desktops e também para mobile. E, para comparação, a AMD conquistou 8 milhões de CPUs vendidas. E, a Apple, alcançou as 6 milhões de unidades.
O gráfico comparativo entre as empresas mostra mais informações. A Intel ainda teve um crescimento de 3% na venda de CPUs em relação ao último trimestre de 2022. Enquanto isso, a AMD e a Apple tiveram quedas de, respectivamente, 1% e 4%. Outras empresas mencionadas são MediaTek, Qualcomm e ARM, todas sem crescimento expressivo, embora a última tenha encolhido 17% no período.
Intel também lidera nos processadores
A mesma pesquisa ainda informa que a Intel continua soberana no mercado de processadores. A gigante detém 78% de participação, com uma receita anual de US$ 41 bilhões. Enquanto isso, a AMD, sua concorrente direta, tem 13%, totalizando uma receita anual de US$ 5 bilhões.
A Intel deve seguir liderando esse mercado e, possivelmente, até abrir mais margem diante das concorrentes. Isso porque a empresa irá investir pesado em chips para IA, uma forte tendência na indústria de microcomponentes.