CPUs Intel em placas MSI podem gastar menos energia sem perder desempenho
Update da MSI permite desligar recurso que gasta energia em CPUs Intel "não-K" sem sacrificar a performance
Uma atualização na BIOS de placas-mãe MSI vai permitir desligar um recurso de processadores “não-K” da Intel, dando ao usuário a chance de ajustar os gastos de energia da CPU sem sacrificar performance.
O recurso em questão chama-se “proteção contra excursão de corrente” , em tradução livre. É mais conhecido pela sigla em inglês CEP e serve para proteger o processador de tensão insuficiente, puxando mais energia caso necessário.
As CPUs da Intel que não levam K no nome não podem ser usadas para overclock, e por isso oferecem menos controle na energia que usam para funcionar. Desligar o recurso CEP nesses componentes causava uma queda enorme na performance.
A atualização resolve o problema, oferecendo ganhos de até 98% de desempenho em relação ao CEP desligado antes do patch. No site oficial a fabricante oferece a lista de processadores compatíveis com o update e os novos BIOS para download.
MSI mostra importância de updates
A mais recente atualização de BIOS da fabricante chega pouco tempo depois de uma outra, em que a empresa liberou suporte a 256 GB de RAM em suas placas compatíveis.
Esse tipo de update ressalta a importância de suporte estendido para peças de hardware a longo prazo, o que torna irônico o fato da MSI estar enfrentando a ira de seus clientes por ter decidido não oferecer atualizações para alguns de seus monitores mais recentes. Clique aqui e entenda o caso.