Notícias

Por conta do uso de IAs, nova greve de atores nos EUA pode acontecer

Duncan Crabtree-Ireland, chefe da SAG-AFTRA, acredita em paralisação nas próximas semanas

por Jean Azevedo
Por conta do uso de IAs, nova greve de atores nos EUA pode acontecer

Duncan Crabtree-Ireland, chefe da SAG-AFTRA, sindicato estadunidense que representa atores, acredita haver uma chance de acontecer uma nova greve de atores nos EUA. A motivação dos profissionais desta vez é protestar contra o uso de inteligências artificiais na indústria de games e entretenimento.

Como explicado por Duncan na SXSW, no Texas, a união dos profissionais prevê que uma paralisação possa ocorrer daqui a algumas semanas. Estúdios e editoras vistos como alvos não foram mencionados desta vez, então, a movimentação estouraria com nomes e mais detalhes em breve.

Chefe da Sag-aftra Duncan
(Fonte: Variety)

Greve de atores nos EUA não mira “fim das IAs”

Pelo jeito, essa greve de atores não irá “contra” a implementação da IA no ambiente profissional. O sindicato parece estar mirando em garantias para elas não prejudicarem a carreira dos trabalhadores. Confira a fala dele:

Nós não teríamos tido sucesso, assim como qualquer sindicato na história jamais conseguiu deter a tecnologia. Sindicatos que tentam essa abordagem falham e abrem mão da oportunidade de influenciar como essas tecnologias são implementadas. O fato é que teremos a inteligência artificial.

Vale ressaltar que essa greve de atores seria apenas mais um dos diversos graves problemas enfrentados atualmente pela indústria de games. Muitos estúdios vem sofrendo ondas de demissões e elas intensificaram bastante nesse início de 2024.

O que você acha disso tudo? Comente!