Tecnologia

Novo padrão GDDR7 de memórias para placa de vídeo é publicado

JEDEC promete até o dobro de banda na geração GDDR7, alcançando os 192GB/s por dispositivo

por João Gabriel Nogueira
Novo padrão GDDR7 de memórias para placa de vídeo é publicado

O JEDEC, responsável pela padronização de diversos componentes eletrônicos da indústria, publicou oficialmente a nova geração das memórias para placas de vídeo, a GDDR7. O padrão traz o dobro da banda em relação a GDDR6, alcançando até 192GB/s, segundo a organização.

Aumento de banda e capacidade é esperado em cada padrão das chamadas memórias VRAM, mas a geração GDDR7 traz um diferencial muito importante. Essa é a primeira vez que a tecnologia de memórias vai usar uma interface de Modulação de Amplitude de Pulso (PAM), em vez da atual non-return-to-zero (NRZ).

Em termos mais simples, as novas memórias podem transmitir 3 bits a cada 2 ciclos, enquanto a GDDR6 ficava em 2 bits ao longo de dois ciclos. Isso vai melhorar a performance geral dos componentes.

O JEDEC lista outros destaques para a GDDR7, como o dobro de canais independentes – indo e 2 para 4 – e suporte a densidades de 16 a 32Gbit, que tem potencial de dobrar a capacidade do sistema.

Memória GDDR7 para a placa de vídeo é diferente da memória RAM

É importante evitar confusão entre a memória do sistema (RAM) e a memória especialmente dedicada à placa de vídeo (VRAM). O funcionamento desses componentes é parecido, mas eles são especializados para usos diferentes e seu desenvolvimento acontece de maneira independente.

Por isso que a memória para placas de vídeo teve seu padrão GDDR7 revelado recentemente, enquanto as memórias RAM para o computador vão chegar ao padrão DDR6 em 2025. Leia mais aqui.