Tecnologia

NVIDIA reconhece concorrência da Huawei no mercado de chips com IA

Crescimento da gigante chinesa se deve às sensações econômicas dos EUA

por Andrei Longen
NVIDIA reconhece concorrência da Huawei no mercado de chips com IA

A Huawei se especializou em expandir seu parque de fabricação de semicondutores e chips com IA. O constante crescimento da gigante chinesa neste segmento do mercado global tem chamado tanta atenção que, agora, a NVIDIA, uma expoente no setor, está reconhecendo a empresa como uma das suas principais concorrentes.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Como a China sofre embargos comerciais dos Estados Unidos em diversos campos econômicos, a NVIDIA é proibida de exportar suas peças para o país asiático. Neste caso, a Huawei acaba sendo a substituta natural para o oriente de qualquer demanda para este tipo de mercado, incluindo chips com IA.

Ascend 910B é o chip com IA da Huawei

O que saltou aos olhos da NVIDIA para a crescente concorrência da Hauwei no segmento de chips com IA é o Ascend 910B. Segundo especialistas, este chipset, alimentado por IA, tem um poder de processamento equivalente às GPUs A100 da NVIDIA, que são muito usados em data centers (servidores) para infraestruturas de IA.

Esse componente tem aquecido, inclusive, o mercado interno da própria China. Empresas que estão apostando alto em IA por lá para otimizar seus processos e aprimorar entregas com grande capacidade dados, têm usado a solução da Huawei, em detrimento das da NVIDIA, justamente por conta das restrições econômicas.