AMD Zen 5 pode entrar em produção em massa no terceiro trimestre
Janela de fabricação de processadores Zen 5 da AMD indicam lançamento no final do ano, se rumores se confirmarem
A AMD vai encomendar a fabricação de sua próxima geração de processadores Zen 5 para a TSMC no próximo trimestre, segundo rumores. Informações ainda não oficiais indicam que os componentes começarão a ser produzidos em massa no terceiro trimestre de 2024, o que indica um possível lançamento no fim do ano.
Os núcleos Zen 5 que alimentarão a próxima geração da AMD são separados em dois tipos, um de codinome Nirvana (Zen 5) e outro de codinome Prometheus (Zen 5C). Os núcleos Nirvana são voltados para o público geral enquanto os Prometheus serão usados nos chips para servidores e computação profissional.
É por isso que vazamentos anteriores apontavam para Nirvana sendo fabricado em 4nm e Prometheus em 3nm. No rumor mais recente, no entanto, a UDN indica que os núcleos Zen 5 também viriam em 3nm. O pessoal do WCCFTech, no entanto, acredita que pode ter havido uma confusão entre os núcleos e que os rumores de antes é que estão corretos.
AMD já confirmou que Zen 5 chega neste ano
A informação ainda não oficial sobre a produção em massa da nova geração de processadores da AMD no Q3 deste ano é um forte indicativo de que os produtos chegam no Q4. Soma-se a isso, uma declaração oficial da empresa, feita no início do mês.
Em uma apresentação para investidores, a CEO da companhia, Lisa Su, comentou que os primeiros notebooks com processadores Strix Point chegam neste ano. Strix Point é o nome interno para a linha Ryzen mobile que vai usar os núcleos Zen 5. Leia mais aqui.