Tecnologia

Seagate tem o melhor e o pior HD em relatório de confiabilidade

Empresa de datacenter revela número de falhas em seus drives, e Seagate ocupa as duas pontas

por João Gabriel Nogueira
Seagate tem o melhor e o pior HD em relatório de confiabilidade

A Seagate foi destaque tanto positivo como negativo no relatório mais recente de confiabilidade de HDs organizado pela Backblaze. A tradicional fabricante de unidades de armazenamento teve um modelo de 8TB que não apresentou nenhuma falha durante o período observado, e um modelo de 14TB que teve várias.

A Backblaze é uma companhia de data center que oferece anualmente um relatório de todos os HDD que tem usado, mostrando o número entre eles que apresentou falhas e há quanto tempo estão em uso. Não é um teste comparativo fechado completo, mas é um indicativo interessante da confiabilidade dos produtos ao longo dos anos.

Tabela com todos os modelos de drives usados pela Backblaze e seu índice de falhas.
Fonte: Backblaze

O Seagate ST8000NM000A, de 8TB, é usado há 18 meses pela empresa e nenhuma de suas 204 unidades apresentou falhas no período. É um número bem pequeno de drives instalados, comparado com modelos que passam dos 30 mil, mas zero falhas ainda é digno de elogios em qualquer contexto.

Já o modelo ST14000NM000J se saiu bem pior. Com apenas 77 unidades instaladas há menos de 3 meses, já apareceram duas falhas, o que representa 14,64% dos drives, a maior taxa de problemas no período de 2023.

Seagate mostra variedade de seu portfólio

Por bem ou por mau, aparecer no topo e no fundo de um relatório de confiabilidade mostra como é variado o portfólio de soluções de armazenamento da Seagate, e como o potencial comprador tem que pesquisar bem antes de tomar sua decisão.

Desde o advento dos SSDs, os HDs se tornaram uma opção para guardar arquivos grandes que não são muito usados, realmente como um armazém. Sendo assim, sua performance não é mais tão importante como sua confiabilidade, para o usuário ter a segurança que não vai perder seus itens mais antigos.

Para performance, agora usamos os SSDs, como os novos modelos Elite da Corsair que você pode conhecer clicando aqui.