Quem é George Miller, diretor que estreará nos games em Death Stranding 2
Lendário diretor de Hollywood se tornou referência na área após a produção da franquia Mad Max
O renomado diretor George Miller, conhecido por suas contribuições marcantes no cinema, está prestes a realizar sua estreia no mundo dos games com Death Stranding 2: On the Beach. Sob uma identidade ainda misteriosa, ele embarcará em uma jornada inédita, agora sob as lentes de Hideo Kojima.
Introduzido no gameplay estendido do jogo, o personagem de Miller é uma das novidades da aclamada sequência do game de 2019. Ao que tudo indica, ele será mais um aliado de Sam e Fragile na tentativa de reconectar a humanidade, tendo uma participação fundamental para a trama.
Mas quem é o diretor? Por que Hideo Kojima o teria convidado para atuar em um projeto tão ambicioso e como ele pode contribuir para a expansão do universo da franquia para além dos games? Confira abaixo os destaques da carreira do cineasta.
Quem é George Miller?
George Miller nasceu em 3 de março de 1945, em Chinchilla. Seu pai, um imigrante grego, alterou o sobrenome de Miliotis para Miller ao se mudar para a Austrália em 1920, e teve mais três filhos com Angela, refugiada da Anatólia: John, Chris e Bill.
Ele estudou na Ipswich Grammar School e na Sydney Boys High School, seguindo para a faculdade de medicina na Universidade de Nova Gales do Sul com John. Em 1971, no final da faculdade, George e Chris entraram na produção de filmes e criaram o premiado curta-metragem “St. Vincent’s Revue Film”.
No mesmo ano, Miller participou de um workshop de cinema na Universidade de Melbourne, onde conheceu Byron Kennedy, e juntos fundaram a Kennedy Miller Productions. Com a morte de Kennedy em 1983, a instituição foi renomeada para reconhecer a contribuição do produtor Doug Mitchell.
Alguns dos destaques da Kennedy Miller Productions ficaram por conta do curta-metragem Violence in Cinema: Part 1, que foi apresentado no Festival de Cinema de Sydney em 1972 como uma representação prática da violência nos filmes.
Foi apenas em 1979 que George Miller deu início ao seu legado no departamento de longas-metragens, com Mad Max. Aclamada pela crítica, a história pós-apocalíptica venceu prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora pelo Instituto Australiano de Cinema.
O sucesso do projeto deu início a uma franquia, que rendeu Mad Max 2: A Caçada Continua e Mad Max: Além da Cúpula do Trovão, também protagonizados por Mel Gibson, e o premiado Estrada da Fúria, estrelado por Tom Hardy e Charlize Theron e vencedor de seis categorias no Oscar de 2016.
Outros projetos importantes na carreira do diretor incluem o drama O Óleo de Lorenzo, indicado a dois Oscar em 1993, e as franquias de filmes infantis Babe – O Porquinho Atrapalhado e Happy Feet.
No momento, ele trabalha em um novo Mad Max, que contará a história de Furiosa e será estrelado por Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e Nicholas Hoult. O filme chega com exclusividade aos cinemas em 23 de maio deste ano.
O capitão do Drawbridge em Death Stranding 2
A atuação de George Miller como o capitão do Drawbridge em Death Stranding 2: On the Beach é mais uma investida de Hideo Kojima em grandes nomes do cenário de Hollywood — no primeiro game, Guillermo Del Toro, diretor de O Labirinto do Fauno e A Forma da Água, foi Deadman.
Além disso, a dupla tem uma amizade de longa data. Em 2017 (via BAFTA Guru), o criador de Metal Gear foi à Austrália comentar sobre o trailer de Death Stranding com o diretor de Mad Max, que seria seu “mentor”. Após ver o material, Miller teria entendido imediatamente o conceito por trás do game.
Agora, ele aparece na sequência como o capitão da embarcação Drawbridge. Não está claro o nome do personagem ou seu papel específico na trama, mas indícios apontam que ele guiará Fragile e Sam em uma aventura para reconectar a humanidade para além do território americano.
Em On the Beach, ele será acompanhado por uma estranha criatura de estimação parecida com um gato. Supostamente coberto pelo líquido viscoso Tar, o animal tem um visual semelhante ao dos BTs e sugere fazer parte de alguma manifestação entre o mundo real e a Praia.
Infelizmente, as novas atrações de Death Stranding 2, que também incluem personagens de Elle Fanning, Shioli Kutsuna e Fatih Akin, serão desvendadas apenas com o lançamento do game, previsto para ocorrer em 2025 no PS5.