Tecnologia

Série Ryzen 8000G não suporta ECC, diferente de promessas iniciais da AMD

Falta de ECC para as APUs Ryzen 8000G não chega a ser uma surpresa, mas contradiz o que foi dito no início do ano

por João Gabriel Nogueira
Série Ryzen 8000G não suporta ECC, diferente de promessas iniciais da AMD

A série Ryzen 8000G de processadores com gráficos integrados da AMD foi revelada oficialmente no início de janeiro. Entre os recursos prometidos para a nova geração de APUs, a fabricante surpreendeu com o anúncio de suporte a memórias com Error Correction Code (ECC), mas agora foi divulgado que não é o caso.

Usuários do Reddit perceberam que a AMD removeu discretamente qualquer menção a ECC do site para seus novos componentes Ryzen 8000G. O pessoal do Tom’s Hardware entrou em contato com a fabricante, que confirmou ter atualizado a página dos Ryzen 8300G, 8500G, 8600G e 8700G para não falar mais de ECC.

A tecnologia também não pode ser habilitada diretamente nas placas-mãe, levando à conclusão que código de checagem de erros realmente não é suportado pela nova série de APUs.

Processadores Ryzen 8000G precisam de ECC?

O que chama a atenção na atitude da AMD foi o fato da empresa ter mencionado que as APUs suportariam ECC e voltar atrás sem alarde, mas é normal que processadores desse tipo não usem a tecnologia.

ECC é usado para corrigir problemas de corrupção de dados da memória RAM em tempo real e evitar atrasos de desempenho para o processador. É importante para sistemas de alta performance e data centers, algo bem diferente da usabilidade pretendida para os Ryzen 8000G. É possível, então, que a linha Ryzen Pro 8000G – ainda não lançada – acabe chegando com o recurso.

Os Ryzen 8000G podem não ser feitos para cargas pesadíssimas de trabalho, mas até se seguram bem rodando alguns jogos. Clique aqui e confira como eles se saem em testes de desempenho.