Tecnologia

Monitores OLED da Asus agora têm garantia contra burn-in

Fabricante passa a oferecer dois anos de garantia contra um dos problemas mais comuns de telas OLED

por João Gabriel Nogueira
Monitores OLED da Asus agora têm garantia contra burn-in

A Asus atualizou os termos da garantia em alguns de seus monitores OLED para cobrir por dois anos possíveis problemas de burn-in. A empresa espera conseguir mais clientes interessados na tecnologia ao estender sua proteção contra o defeito mais comum do OLED.

Interessados em adquirir um monitor OLED da Asus vão precisar verificar caso a caso se o produto entra na nova garantia. Modelos inéditos, como os que a Asus apresentou na CES 2024, devem entrar para a proteção estendida.

O efeito de burn-in, para quem não conhece, acontece quando uma imagem estática é mostrada na tela ao longo de muito tempo, causando uma mancha esmaecida permanente no display. Quem gosta de jogar fica especialmente preocupado com isso, já que os games costumam ter mais imagens estáticas do que filmes e séries – seja em suas HUDs ou menus.

Fotografia de uma TV mostrando o efeito de burn-in.
Fonte: Reddit

A tecnologia OLED é mais suscetível ao burn-in do que o LCD clássico, e isso tem afastado alguns compradores. Agora que os produtos usando essa iluminação estão cada vez mais comuns, a Asus decidiu tornar seus monitores mais atrativos com o aumento de sua garantia.

Dois anos de garantia para monitores ASUS com OLED são suficientes?

Monitores de OLED avançados passam facilmente dos R$ 1.000 em seus preços, então é de se imaginar que muitos de seus compradores esperem que eles durem mais de dois anos sem apresentar problemas.

A garantia da Asus, no entanto, já pode servir como um indicativo de que a companhia confia o suficiente em seus produtos para protegê-los do burn-in por pelo menos dois anos.

A fabricante tem investido pesado em OLED e chegou a mostrar o primeiro monitor do mundo a verdadeiramente chegar nos 480Hz com a tecnologia. Confira aqui!