Pesquisa diz que 95% dos estúdios estão trabalhando em “jogos como serviço”
Griffin Gaming Partners identificou que, mesmo com críticas da comunidade, jogos como serviço ainda são prioridade na indústria
Os jogos como serviço ainda dividem a comunidade de fãs de games, e isso fica bastante claro nas redes sociais. Contudo, os números das receitas angariadas com este tipo de título ainda falam mais alto do que qualquer crítica, e a tendência é de que a indústria siga investindo bastante neste modelo de monetização que se tornou tão popular nos últimos anos. É o que mostra uma recente pesquisa divulgada pelo Games Industry.
O Relatório de Desenvolvimento de Jogos de 2023, feito em parceria da Griffin Gaming Partners com a Rendered VC, entrevistou 537 estúdios de todo o mundo e teve um impressionante resultado: 95% dos desenvolvedores de jogos estão criando ou mantendo um jogo de serviço ao vivo. Dentre os entrevistados, inclusive, 66% veem serviços ao vivo são necessários para o sucesso de longo prazo de um título.
“Em toda a indústria, equipes de serviços ao vivo relataram seus cronogramas ideais de produção como semanais a quinzenais para cadências de operações ao vivo e quinzenais a mensais para atualizações de conteúdo do jogo. No contexto do desenvolvimento de jogos, que geralmente se estende por vários anos, os cronogramas de produção de serviços ao vivo estão avançando a uma velocidade vertiginosa”, diz o estudo.
Então, queira você ou não, é bom se acostumar. As microtransações, os DLCs e tudo mais que os jogos como serviço trazem para a indústria estão aqui para ficar. Por muito tempo.
Jogos como serviço já são 73% das receitas da EA Sports
Quem joga EA Sports FC 24 sabe que o número de packs na loja do Ultimate Team aumentou demais este ano… Bom, está aí o motivo! Quase três quartos das receitas da empresa vêm dos chamados “serviços ao vivo” – como as microtransações do famoso modo de jogo do game de futebol.
Os dados foram revelados no relatório fiscal da companhia, reproduzido pelo Games Industry. Em números “de fato”, este tipo de arrecadação bateu recorde histórico da EA no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024 (outubro-dezembro de 2023), arrecadando US$ 1,71 bilhão.
Um aumento de 3% em relação ao ano anterior, fazendo com que os serviços ao vivo agora representem 73% das receitas da companhia. Leia mais aqui.