Tecnologia

CES 2024 foi dominada por PCs com IA, mas NPUs estão apenas começando

PCs com IA podem ser a visão do futuro, mas ainda não chamam a atenção no presente

por João Gabriel Nogueira
CES 2024 foi dominada por PCs com IA, mas NPUs estão apenas começando

Os PCs com IA (incluindo notebooks) provavelmente foram os produtos mais comuns na CES 2024. E isso não foi surpresa para ninguém, afinal “IA” é a palavra quente do momento, e fabricantes de tecnologia sempre correm atrás das tendências para promover seus produtos. Mas há de se perguntar qual é o impacto dessas novidades para os consumidores, na prática.

O pessoal da PCWorld esteve na CES e viu de perto as novidades, então o editor executivo do site, Brad Chacos, trouxe suas impressões sobre o estado atual da IA nos PCs domésticos. Uma versão resumida: ele não ficou muito impressionado.

Os PCs com IA da CES aparecem equipados com processadores Intel Core Ultra e AMD Ryzen da série 8000, modelos que incorporam unidades de processamento neural dedicadas, conhecidas pela sua sigla em em inglês, NPUs. Como tudo na tecnologia, o primeiro ano de um novo produto é um tanto fraco, mas começa a mostrar as possibilidades para o futuro.

PCs e notebooks equipados com NPUs, em sua maior parte, aproveitam o núcleo extra de processamento para otimizar melhor a carga de trabalho nas operações, principalmente para criadores de conteúdo, o que pode oferecer performance melhor sem exigir tanto do hardware. É aquela famosa premissa de trabalhar melhor, não mais.

Um destaque entre os PCs com IA

Um recurso que chamou a atenção entre os novos PCs e notebooks com NPUs foi a Base de Conhecimento (Knowledge Base), de alguns produtos da Lenovo. Segundo Chacos, esse é um dos usos mais interessantes da tecnologia, em que você pode construir uma base de dados dentro do seu computador, sem o uso da nuvem, com base nos seus arquivos.

Isso pode ser muito útil para o trabalho, por exemplo. Salvando documentos e arquivos nessa base, a IA pode gerar informações gerais a mando do usuário, como progresso geral de um projeto, comparativos entre períodos e assim por diante.

As primeiras gerações de PCs com IA podem não ser algo imensamente empolgante, mas estamos vendo o início das NPUs. Conforme a tecnologia avança e novas ideias para seu uso surgem, podemos esperar produtos mais atraentes no futuro.