10 coisas que GTA 6 precisa ter para superar GTA V
Nova Vice City traz oportunidades que podem deixá-la ainda mais rica e inovadora
O anúncio de GTA 6 no início de dezembro foi um estouro, e os fãs já aguardam mais novidades para o game. Com a nova Vice City contendo muito potencial para trazer conteúdos surpreendentes, a estreia dessas inovações pode ser a verdadeira virada de chave para a franquia.
A comunidade de Grand Theft Auto está cada vez mais exigente, especialmente quando recortam alguns elementos de Red Dead Redemption 2 e sugerem que o novo título da franquia será mais realista. Dessa forma, as expectativas estão altas sobre como Lucia e Jason poderão se divertir pelo mapa.
Confira abaixo uma lista de conteúdos que GTA 6 pode ter para se tornar um dos maiores fenômenos da indústria de games e superar GTA V:
Coisas que fariam GTA 6 superar GTA V
1. Prédios acessíveis
Os jogos GTA variaram em termos de acesso a prédios ao longo das versões. Enquanto os jogos do PS2 permitiam entrar em locais específicos, GTA IV expandiu isso com edifícios contínuos em Liberty City. Infelizmente, GTA V reduziu significativamente o acesso, limitando a algumas missões.
A Rockstar, conhecida por destacar a cidade como personagem, parece estar reintroduzindo interiores mais detalhados para proporcionar uma experiência mais rica de interação com o ambiente urbano.
2. Sensação de escala do mundo
A lembrança de GTA San Andreas para os jogadores está ligada à vastidão do mundo, que mesmo ocultada pela neblina, transmitiu a sensação de um ambiente grande e diversificado, com cidades densas, desertos e colinas.
Posteriormente, muitos jogos tentaram replicar a escala, mas poucos conseguiram atingir o objetivo. O trailer inicial de GTA 6 promete a existência de locais únicos, e a expectativa é que cada um seja bastante distinto, assim como ocorreu em San Andreas.
3. Traços exclusivos de personagens
GTA V introduziu três protagonistas simultâneos e ofereceu mais contexto para missões, mas essa dinâmica não se estendeu muito além das habilidades únicas de cada personagem, sendo Franklin o mais utilizado.
Agora, com Lucia e Jason, GTA 6 traz a possibilidade de interações mais específicas com o mundo do jogo. Com isso, a dupla de criminosos estaria elegível para participar de eventos únicos ao redor do mundo aberto, com essas atividades indo além de razões superficiais ou scriptadas.
4. Personalização profunda dos veículos
Centrada em carros, a franquia trouxe um grande foco na dirigibilidade e na variedade de modelos, mas sempre com uma sensação limitante em relação à customização.
E embora GTA V já ofereça opções consideráveis para “montar” o próprio carro, muitas delas estão habilitadas apenas por GTA Online e pelos altos custos. No mínimo, os fãs esperam ver algumas novidades estendidas ao modo single-player de GTA 6.
5. Uma história menos linear
Desde GTA IV, a Rockstar enfrenta alguns problemas em relação ao design de jogos. Enquanto Red Dead Redemption se destaca pelo nível de profundidade narrativa absurda, Grand Theft Auto inclui convenções rígidas de missões, onde muitas delas são bastante supérfluas.
GTA 6 apresenta uma oportunidade para se libertar desse padrão, integrando missões que apoiam, em vez de se oporem, ao desenvolvimento do mundo e dos personagens. Considerando que muitos jogos importantes quebraram esses modelos desde 2013, há inspiração disponível para essa mudança.
6. Assaltos dinâmicos em pequena escala
Apesar de GTA Online incluir assaltos cooperativos em larga escala e com grandes possibilidades de lucro, não é possível dizer o mesmo do single-player, devido à falta de liberdade do roteiro.
Para GTA 6, a oportunidade reside em tornar os assaltos mais dinâmicos e menos previsíveis, permitindo que o mundo e a jogabilidade desempenhem papéis significativos e impulsionem a criação de novas histórias, com reações de NPCs, diálogos únicos e muito mais.
7. Melhorias no gameplay
A Rockstar tem uma preferência notável por armas de fogo em seus jogos — uma característica inerente à construção de narrativas sobre a sociedade americana. E apesar dessa representação ser exagerada em muitos momentos, ela cumpre bem o papel de uma sátira eficaz.
No entanto, a qualidade das mecânicas de tiro nunca atingiu seu potencial máximo nos jogos, com Red Dead Redemption sendo uma exceção parcial. A capacidade de tornar o gunplay mais responsivo é algo que poderia ser implementado no futuro da série GTA.
8. Minigames
A necessidade de quebrar a monotonia em jogos convencionais é evidente, e a franquia Like a Dragon, por exemplo, faz isso muito bem, ao integrar minigames à história dos membros da Yakuza e à vida no Japão.
GTA 6 poderia se inspirar nos games da SEGA para trazer minigames variados e lúcidos, destinados aos jogadores que buscam deixar um pouco as missões principais para se divertirem em Vice City e lucrarem.
9. Mundo em evolução
Para que GTA 6 alcance um impacto cultural duradouro, semelhante ao de GTA V, seria interessante que os jogadores pudessem influenciar fundamentalmente na evolução do mundo através de ações específicas e regulares.
Vale lembrar que isso não necessariamente implica a criação de uma experiência de serviço ao vivo como Fortnite ou Destiny, mas algo mais modesto, semelhante a Death Stranding, onde os jogadores testemunham as mudanças físicas em diversas regiões devido à sua presença.
10. Uma área subterrânea
Nos últimos dez anos, surgiu uma tendência especial em jogos de mundo aberto: esconder uma enorme seção subterrânea do mapa fora do foco de qualquer material publicitário, como em Skyrim, Elden Ring e Tears of the Kingdom.
GTA 6 poderia seguir essa tendência, apresentando uma área subterrânea misteriosa na Flórida — potencialmente os esgotos — e oportunidades para uma exploração mais recompensadora. Isso casaria bem com a proposta da franquia, que costuma adicionar elementos cheios de referências.
GTA 6 será lançado em 2025 para PS5 e Xbox Series.