Se arrependeu? Veja como pedir reembolso na PS Store
Sony tem diversas políticas dependendo do produto oferecido ao público
Se você comprou algum produto nas plataformas digitais da Sony para curtir no PlayStation e chegou a se arrepender, fique calmo, há como pedir reembolso na PS Store. A companhia possui diferentes abordagens para lidar com cada tipo de produto, mas é possível ter seu dinheirinho de volta dependendo da situação.
Nas regras, há políticas para conseguir seu investimento de volta na compra de games, jogos em pré-venda e assinaturas. De acordo com cada caso, existe uma abordagem ideal para atender os clientes que querem ressarcimento — explicaremos cada uma delas abaixo.
Como funciona o reembolso na PS Store
A Sony sempre retorna o reembolso na PS Store para o método original, menos para os seguintes tipos de pagamento: Bancontact (Mistercash), Paysafecard e vouchers. Nessas situações, seu dinheiro volta para a carteira.
O Assistente de Reembolso da Sony para esses casos fica disponível de 12h às 22h – horário de Brasília. Para esse tipo de auxílio, a companhia não fornece um telefone fixo.
Jogos e expansões
Após comprar este tipo de conteúdo, o consumidor tem 14 dias a partir da compra para abrir uma solicitação.
No entanto, caso tenha começado a baixar ou transmitir o conteúdo comprado, você não terá direito a reembolso, a menos que o conteúdo esteja com defeito — como foi o caso de Cyberpunk 2077 no lançamento, por exemplo.
Basta explicar a situação em contato com o Assistente de Reembolso e ele te encaminhará as soluções possíveis:
Assinaturas
Após comprar uma assinatura na PlayStation Store, você tem 14 dias (avaliações gratuitas incluídas) para fazer uma solicitação, mas há algumas condições a serem seguidas.
A Sony pode fazer o reembolso na PS Store e devolver um valor diferente. Isso porque, caso você tenha usado sete dias de uma assinatura anual e desistir do produto, um preço proporcional ao período onde o serviço esteve ativo no seu console é descontado.
O Assistente de Reembolso reforçará as regras acima, e caso esteja tudo nos conformes, e só dar prosseguimento na sua requisição:
Pré-vendas
As pré-vendas têm um método flexível de reembolso na PS Store que funcionam de acordo com o período onde os títulos foram comprados com antecedência:
- Antes da data de lançamento: você pode cancelar a pré-venda a qualquer momento e receber um reembolso.
- Após a data de lançamento: você tem até 14 dias após o pagamento para solicitar um reembolso, desde que não tenha começado a baixar ou transmitir o conteúdo.
- Downloads automáticos: os downloads acontecerão automaticamente se os Downloads Automáticos estiverem ativados. Para desativá-los, vá para [Configurações] > [Sistema] > [Downloads Automáticos] e desmarque a opção “Arquivos de Atualização de Aplicativos”.
- Conteúdo extra: se você cancelar a pré-venda, o conteúdo extra acessível imediatamente deixará de funcionar.
Um detalhe que vale ser mencionado aqui. Em pré-vendas que sejam feitas a menos de 14 dias do lançamento, o período para pedir reembolso na PS Store é medido em até 14 dias após a data da compra.
Então, se um game, por exemplo, tem sua pré-venda aberta e lançará daqui a três dias, você compra antecipadamente, garante os bônus, mas a data válida para contagem dos 14 dias é a partir do momento da compra. Fique ligado!
Dessa forma, entre em contato com o suporte aqui!
Nem tudo tem reembolso na PS Store
Se o jogador comprar itens consumíveis no jogo durante a partida, eles serão recebidos imediatamente; portanto, não será possível cancelar a compra.
Alguns exemplos de itens consumíveis no jogo são as moedas virtuais, como V-Bucks do Fortnite, pacotes de moedas do EA FC 24 e transações do GTA V.
Lembrando: não somos suporte oficial da Sony no Brasil. Somos um site independente que fala sobre PlayStation. Quer fazer um reembolso na PS Store e não conseguiu com o tutorial acima? Acesse o site oficial da PlayStation Brasil por aqui e receba auxílio da empresa!