Tudo que você precisa saber antes de jogar Alan Wake 2 (COM SPOILERS)
Saiba tudo que aconteceu antes de Alan se perder de vez no Dark Place
Nesta semana, entramos em contagem regressiva para o lançamento de Alan Wake 2. Treze anos após os eventos do game original, a franquia de survival horror retorna com um novo desenrolar narrativo, enquanto explora o terror vivido pelo escritor durante sua estadia no Dark Place.
Pensando nisso, preparamos uma recapitulação completa com todos os detalhes do título de 2010. Além disso, as informações abrangem o DLC “American’s Nightmare” e a expansão de Control, game confirmado como integrado ao mesmo universo.
ATENÇÃO! Os parágrafos a seguir contêm spoilers comprometedores da história.
A história de Alan Wake
A história começa em 2010, na cidade sombria de Bright Falls, Washington, conhecida por suas atividades madeireiras e de mineração, mas que guarda segredos obscuros. Para o protagonista, Alan, e sua esposa Alice, a cidade oferece um refúgio da agitação de Nova York, permitindo o acesso à paz e tranquilidade para estimular sua criatividade.
A trama se desenrola quando Alan e Alice chegam à isolada Bird Leg Cabin, situada no topo do Lago Cauldron. No entanto, o ambiente tranquilo é abalado por eventos sobrenaturais que se desenrolam na primeira noite. Um incidente com uma misteriosa entidade resulta em Alice sendo arrastada para as águas, levando Alan a se lançar em uma jornada para resgatá-la.
Despertando após um acidente de carro, Alan se vê sozinho na floresta de Bright Falls, confrontado com estranhas aparições e páginas de um manuscrito que parece prever eventos perturbadores. Confrontado por manifestações assustadoras de sua própria narrativa, Alan se envolve em uma jornada de terror repleta de perigos, incluindo ameaças como maníacos armados com machados, veículos possuídos e criaturas sinistras.
A chegada da xerife Sarah Breaker traz revelações chocantes, incluindo a revelação de que a Bird Leg Cabin foi destruída décadas atrás por uma erupção vulcânica, deixando Alan Wake desorientado em meio a um cenário cada vez mais enigmático e perigoso.
Logo após, Barry Wheeler, o agente literário exuberante, mas leal, aparece na cidade para apoiar Alan, enquanto este ganha a atenção das autoridades locais devido a uma série de eventos desafortunados, incluindo acidentes de carro e a perda de sua esposa. Alan passa os dias seguintes em Bright Falls, envolto em situações estranhas e surreais.
Embora a xerife Breaker seja de alguma ajuda para Alan Wake, outros, como o agente Nightingale do FBI, se mostram hostis desde o início, culpando Alan por problemas que ele ainda nem teve a chance de resolver.
Enquanto foge de Nightingale e dos habitantes da cidade possuídos por entidades sombrias, Alan Wake encontra um morador local que afirma ter sequestrado sua esposa, revelando-se um amigo do Dr. Emil Hartman, um terapeuta local com uma tendência preocupante de explorar e manipular artistas.
Hartman parece tentar utilizar a Dar Presence para seus próprios propósitos, mas acaba se tornando uma marionete dela. No entanto, a entidade também parece ter suas próprias manipulações, levando a eventos sobrenaturais que culminam em um ataque brutal ao centro de saúde mental, onde Alan mal consegue escapar com vida.
Durante sua estadia, Bright Falls, normalmente tranquila, torna-se um cenário repleto de malevolência. Antes de partir, Alan conhece Tor e Odin Anderson, dois moradores que revelam conhecimento oculto sobre os eventos sobrenaturais na cidade. Encaminhado para a fazenda dos irmãos Anderson, Alan começa a compreender a natureza sombria escondida na cidade.
Ele descobre que a Dark Presence se alimenta da arte e manipula os artistas para ampliar sua influência por meio das criações. Ela pode se manifestar como um editor mal-intencionado, distorcendo as obras dos artistas para aumentar sua própria força. Alan procura a “senhora da luz”, Cynthia Weaver, envolvida com a estranha história de Thomas Zane, um poeta manipulado pelo mal décadas antes.
A revelação de um “clicker” de uma caixa de sapatos deixada por Zane confunde Alan Wake e os jogadores, levando-os a questionar a natureza do tempo e da realidade. Basicamente, esse item seria um elemento da infância do protagonista, e acabou se tornando realidade através das obras de Thomas.
Apesar de não compreender como o “clicker” chegou lá, Alan aceita seu propósito: corrigir os erros de Zane que levaram à morte de sua amada para salvar Alice. Ele pega o interruptor e, após enfrentar muitos desafios, finalmente confronta a Dark Presence, mais uma vez tomando a forma de Barbara Jagger, amante de Thomas.
Alan Wake percebe que uma narrativa de terror demanda sacrifício e equilíbrio. Ele não consegue criar o final feliz desejado, pois isso permitiria o fortalecimento da Dark Presence diante dos artistas gananciosos, semelhante aos eventos experimentados por Zane nos anos 70.
Para melhorar o trágico desfecho do autor, Alan escreve um novo final para a história. Ele enfia o “clicker” no coração negro de Barbara Jagger e o ativa, resultando em uma explosão de luz mágica que destrói o monstro. Embora derrotada, a entidade não é completamente aniquilada. No entanto, isso cria uma oportunidade para Alice escapar.
Ela emerge do Lago Cauldron após passar mais de uma semana no Dark Place. Alan então faz o necessário sacrifício, entregando-se ao Dark Place no lugar de Alice. Zane informa a Alan que um doppelganger, conhecido como Sr. Scratch, assumirá seu lugar enquanto ele estiver fora do mundo físico. Alan então se prepara para escrever sua saída na história intitulada “Retorno”.
O jogo original chega ao fim, embora dois capítulos de DLC mostrem Alan Wake fortalecendo-se e se familiarizando com o Dark Place. Ele adquire a habilidade de manipular o mundo por meio de palavras, trazendo à existência objetos que podem ajudá-lo enquanto tenta escapar.
A história do DLC “American’s Nightmare”
Em “American Nightmare”, o tema dos loops temporais retorna, narrando a jornada de Alan no Dark Place e apresentado como a cidade fictícia de Night Springs, com uma aparência do sudoeste, que compartilha o nome com a série de TV “Twilight Zone”.
Durante esse tempo, o sósia de Alan, Sr. Scratch, causa estragos no mundo real. O desaparecimento de Alan de sua vida normal e os eventos em Bright Falls deram origem a lendas urbanas sobre um escritor, supostamente Alan, que enlouqueceu e começou a cometer assassinatos durante as férias com sua esposa. Esses rumores se manifestam como Sr. Scratch, basicamente o lado mal de autor — um serial killer na vida real.
Ao longo de uma série de eventos cíclicos orquestrados por Sr. Scratch para manter Alan preso para sempre no Dark Place, o protagonista recebe ajuda de um trio de mulheres, nenhuma das quais é Alice ou mesmo familiar aos jogadores, que se estabelecem em um motel, um teatro e um observatório.
Cada uma delas detém uma parte crucial para derrotar Sr. Scratch, mas o desafio é que elas continuam morrendo ou Alan falha em suas tentativas de reunir todo o necessário. A tarefa de Alan é criar um loop perfeito para salvar todas elas, garantindo a sobrevivência por tempo o suficiente derrotá-lo.
A história se desenrola com várias reviravoltas estranhas, incluindo um satélite acidentado que explode uma torre de petróleo no deserto. No entanto, após inúmeras iterações no ciclo temporal, Alan consegue manter as três mulheres vivas e coletar todos os recursos necessários para enfrentar Sr. Scratch.
O confronto final acontece no cinema, revelando que a arma secreta de Alan é um filme feito por Alice. Alan e Alice se abraçam afetuosamente no desfecho do jogo. No entanto, a voz de um narrador questiona se os eventos de “American Nightmare” realmente aconteceram ou se foram apenas devaneios torturados do escritor enquanto permanece preso no Dark Place.
Control entra em cena: o universo conectado da Remedy
Em 2020, o lançamento de Control confirmou a especulação de um universo integrado com Alan Wake. Isso foi revelado em um capítulo DLC chamado “AWE”. Com essas descobertas, os jogadores passaram a compreender esses jogos e outros que ainda estavam por vir como parte do Remedy Connected Universe.
Na expansão, os eventos em Bright Falls, incluindo a história de Alan e Zane, foram classificados como Eventos Mundiais Alterados. Também surgiram sugestões de que Alan poderia ter sido o responsável pela criação do Federal Bureau of Control (FBC) por meio de suas habilidades de alterar a realidade pela escrita, embora o diretor da Remedy, Sam Lake, tenha esclarecido não ser o caso.
Além disso, foi revelado que Alan Wake continua desaparecido nos dias atuais, enquanto Alice é atormentada por visões assustadoras de seu amor perdido há muito tempo, possivelmente relacionadas a Sr. Scratch. O serial killer não teria sido completamente derrotado nos eventos de “American Nightmare”.
Outras revelações incluem a investigação da FBC sobre as atividades do Dr. Hartman em torno das propriedades especiais do Lago Cauldron. Sua obsessão em compreender e controlar os poderes do lago o levou a ser consumido pela escuridão, resultando em sua prisão na The Oldest House, a sede da FBC.
Durante os eventos de Control, Jesse Faden, a personagem jogável, enfrentou as entidades combinadas da Dark Presence e do Hiss dentro de Hartman, libertando a ala de investigação de Bright Falls de sua influência maligna. O game deixou pistas importantes para um possível renascimento de Alan Wake.
Agora, em Alan Wake 2…
Preso no Dark Place, Alan Wake deve encontrar uma nova forma de deixar o ambiente maligno. Agora, o escritor contará com a ajuda externa de Saga Anderson, uma detetive enviada para uma cidade remota a fim de investigar supostos casos de desaparecimento e assassinato.
Ainda não está claro quais as relações dos eventos com a trama de Alan Wake, mas tudo indica que Saga e Alan trabalharão juntos através de alguma conexão espiritual. Além disso, novos inimigos aparecerão na campanha, provando o fortalecimento do domínio da Dark Presence.
Alan Wake 2 será lançado em 27 de outubro para PS5, Xbox Series e PC.