Como alcançar o final alternativo do remake de Dead Space
Será preciso trabalhar um pouco para conhecer os eventos opcionais do jogo
Um dos conteúdos inéditos do remake de Dead Space, o final alternativo traz novos contornos dramáticos para os eventos em Ishimura. Porém, alcançá-lo não é uma tarefa tão simples, e os jogadores terão um certo trabalho para descobrir os efeitos do Marcador Vermelho em Isaac Clarke.
ATENÇÃO! Os próximos parágrafos terão grandes spoilers da campanha.
Para alcançar o final alternativo do game, os jogadores devem finalizar o jogo ao menos duas vezes. Isso porque o encerramento aparece apenas durante a campanha Novo Jogo+, devido ao surgimento de colecionáveis exclusivos dessa expansão do gameplay intitulados Fragmentos de Marcadores.
Ao todo, 12 peças estão espalhadas por Ishimura e ficam válidas para coleta em qualquer nível de dificuldade. Após encontrar todas elas, é preciso acessar o quarto do Capitão Mathius no Convés da Tripulação durante o Capítulo 11, “Soluções Alternativas”. Assim, basta seguir normalmente até o final.
O que acontece no final alternativo de Dead Space
No final alternativo de Dead Space, o Marcador Vermelho exerce um impacto na personalidade de Isaac e o transforma em algo semelhante a um maníaco. Enquanto sorri de forma perturbadora, ele conversa com Nicole — já morta — e diz que “precisa construir uma coisinha primeiro” antes de ir para casa.
Rabiscos do obelisco cobrem todo o interior da nave e sugerem um domínio completo da mente superior criadora dos Necromorfos. Isso também indica o quão profundo o sinal do Marcador entrou no cérebro de Isaac, forçando-o a lembrar constantemente da estrutura e de reproduzi-la em Dead Space 2.
Vale lembrar que esse evento cósmico tem inspirações no horror de H.P. Lovrecraft, também conhecido como o “pai” de Cthulhu. No título da EA, o obelisco é apenas um dos vários existentes na galáxia e tem como função inspirar o desejo de recriação em qualquer espécie senciente capaz de vê-lo.
Dessa forma, ele induz alucinações, insônia, depressão e comportamentos homicidas ou suicidas em todos os organismos vivos em seu raio de alcance. Nos estágios avançados, o Marcador transforma tecidos mortos em Necromorfos, alienígenas controlados por uma mente superior que evoluem com o tempo.