Choquei! 10 jogos para PlayStation com grandes “plot twists”
Seleção de jogos traz histórias grandiosas marcadas por momentos de tirar o fôlego
Diversos jogos para PlayStation cativaram fãs ao redor do planeta com histórias profundas e aspectos narrativos convincentes. Porém, enquanto alguns projetos se destacaram por detalhes técnicos, outros chamaram a atenção por apostar em grandes plot twists – reviravoltas -, situações capazes de fazerem os espectadores “explodirem suas mentes”.
Pensando nisso, preparamos um especial com alguns destes momentos. Confira abaixo as indicações e descubra como essas narrativas se desenrolaram para prender os fãs a todo instante.
Vale lembrar que há spoilers comprometedores nesta matéria. Dessa forma, caso você queira prosseguir com as próximas informações, estará por sua conta e risco.
Jogos para PlayStation com grandes reviravoltas
Heavy Rain
Aventura interativa da Quantic Dream, Heavy Rain é um suspense investigativo cheio de grandes momentos. Enquanto um policial tenta desvendar a identidade de um assassino e um pai busca seu filho desaparecido, um criminoso infiltrado na polícia — e personagem jogável — encobre seus rastros à medida que conclui uma trama sobre vingança pessoal.
Revelado como assassino no capítulo “Origami Killer”, Scott Shelby é o verdadeiro culpado pelos crimes no game. O momento da reviravolta ocorre em uma cena chocante, onde os jogadores assistem um flashback sobre a infância do vilão e descobrem como o ciclo de mortes de crianças teve início.
Red Dead Redemption
Red Dead Redemption é um clássico moderno que atraiu milhões de fãs pelo mundo não apenas pela vida do mundo aberto, mas também pela narrativa. O destaque de sua história vai para os últimos momentos da campanha, onde o protagonista John Marston é cercado por homens da lei e tem seu final feliz destruído de forma brutal e repentina.
Essa cena chama a atenção por ser chocante e imprevisível. Em um ato de covardia, diversos homens que foram ajudados pelo protagonista se reúnem em frente à casa de Marston e, impiedosamente, disparam incontáveis tiros contra ele. Em seu fim, o herói do Velho Oeste não conseguiu se redimir pelo seu passado como assaltante e fugitivo.
Detroit Become Human
Um dos jogos para PlayStation focados na narrativa, Detroit Become Human coloca os fãs em uma experiência de androides contra humanidade, discutindo temas como uso da tecnologia e direitos civis. Sua reviravolta ocorre após Alice ser revelada como uma máquina em vez de um ser humano, apostando em momentos de grande emoção onde o amor e o desejo pela vida se sobressaem.
Vale lembrar que essa revelação ocorre depois de uma grande construção narrativa e um envolvimento com a história de Kara e Alice. No game, a criança é um modelo infantil YK500, comprada para substituir a filha biológica de Todd, que partiu com a mãe.
Shadow of the Colossus
Ao chegar em uma ilha mística, um jovem guerreiro deve derrotar 16 gigantes para salvar sua amada. Porém, à medida que os colossi são eliminados, Wander descobre fazer parte de uma conspiração onde uma força superior está aproveitando a oportunidade para reencarnar ainda mais destrutivo.
No fim da campanha, quando o herói consegue vencer todos as criaturas dos santuários e absorve seus fluxos vitais, um poder incontrolável toma conta de seu corpo. Transformado em um demônio, Wander não vê novamente a mulher pela qual se sacrificou e, em um ato desesperado, utiliza suas forças finais para tentar evitar a possessão completa. No fim, ele revive como um bebê Dormin.
BioShock
Definitivamente BioShock é um dos jogos mais impactantes. Sobrevivente de um acidente aéreo, Jack chega à cidade de Rapture e passa a ser guiado por um estranho conhecido como Atlas, que promete ajudá-lo caso sua família seja salva. No decorrer da campanha, é revelada uma conspiração de fazer cair o queixo, onde a misteriosa voz confirma estar manipulando o herói para cumprir seus planos malignos.
A forma como isso ocorre é extremamente imprevisível. A todo instante o título passa a sensação de que o protagonista está agindo por conta própria, apenas para confirmar tudo como uma fraude. Na verdade, o vilão é Frank Fontaine, rival do fundador da cidade submersa e mente por trás de uma tentativa de restauração das antigas glórias.
Death Stranding
Death Stranding pode ter uma história complexa, mas sua trama é carregada de eventos para fazer cair o queixo dos jogadores. No fim da aventura de Sam Bridges para reconectar os Estados Unidos, os fãs descobrem que as memórias de Lou, o BB, são, na verdade, do passado do protagonista. Desde o início, Sam era o BB original e seu renascimento desencadeou o evento catastrófico no planeta.
Horizon Zero Dawn
Profetizada com um destino grandioso, Aloy deve combater máquinas e restabelecer o equilíbrio natural do planeta. Porém, quando ela tenta descobrir os motivos para ter sido banida de sua tribo, uma revelação surpreendente recai sobre sua jornada. Isso porque, na verdade, a guerreira é um clone da Dra. Elisabet Sobeck e foi criada como a última esperança da humanidade para eliminar a IA conhecida como Hades.
Em Horizon Zero Dawn, a reviravolta ocorre em uma missão de bastante intensidade. A vida de Aloy está ligada ao organismo artificial Gaia, um ser senciente que guardou toda a verdade sobre o destino da Terra e aguardou, pacientemente, a chegada da escolhida.
Spec Ops: The Line
Um dos jogos mais impactantes de todos os tempos, Spec Ops: The Line é um game de tiro em terceira pessoa com um alto nível de profundidade psicológica. Enviado para um conflito com civis de refém em Dubai, um soldado precisa lidar com decisões difíceis a todo instante. Em certo momento, ao ver dezenas de pessoas mortas, ele percebe que está enlouquecendo e tudo se passou apenas em sua consciência atormentada e culpada.
O game é repleto de momentos brutais e mostra como ninguém está imune à guerra. Traumatizado e com imagens de vítimas em sua mente, o Capitão Martin Walker revive constantemente as cenas de terror e tem sua sanidade afetada, resultando em uma jornada onde verdade e mentira se confundem a todo instante.
SOMA
O terror pós-apocalíptico SOMA, desenvolvido pela Frictional Games, tem um final perturbador. Sobrevivente em uma instalação subaquática desativada, Simon é ajudado a escapar da extinção por uma IA. Porém, toda sua jornada é jogada fora quando a mente confirma que o protagonista está morto há 100 anos e sua consciência está digitalmente instalada no cadáver de uma mulher.
Silent Hill 2
Silent Hill 2 é um dos jogos para PlayStation mais aclamados de todos os tempos. Sua trama acompanha James Sunderland, um homem comum que parte para a cidade fantasma após receber um bilhete de sua mulher morta. Ao chegar lá, o próprio James é revelado como o assassino de sua esposa e é inserido em um mundo de pesadelos para tentar se redimir de seus arrependimentos.
Qual desses jogos para PlayStation é seu favorito? Você lembra de alguma reviravolta de game que lhe deixou de queixo caído? Comente!