Square Enix mudará o foco no Japão para uma abordagem global
O relatório fiscal de 2022 também mostra que franquias da casa como Final Fantasy e Dragon Quest estão se saindo muito bem
A Square Enix é uma das empresas veteranas na indústria de games e seu alvo principal sempre foi o mercado japonês. Aparentemente, agora a empresa quer mudar o foco no país nipônico para uma abordagem mais global em suas empreitadas.
Esse novo plano foi confirmado em seu mais recente relatório fiscal de 2022, divulgado na última sexta-feira (28). Segundo consta, a publisher acredita que “falar com o mercado global” possa ser uma estratégia “fundamental” para o negócio.
Atingir um grande crescimento na indústria de jogos é difícil agora para as empresas que competem principalmente no mercado japonês, devido à sua demografia cinzenta.
Como tal, é fundamental para o nosso negócio que produzamos títulos de sucesso que falem com o mercado global, que oferece maior escala em termos de clientes e volumes de vendas.
Continuando no relatório, a Square Enix sugere que os custos de produção atualmente são bem maiores que antes. Portanto, o mercado japonês pode não suprir todo esse investimento futuramente — diferente de uma abordagem global, por exemplo.
Franquias da Square Enix estão atingindo ótimas marcas no mercado
A Square Enix não parece passar por uma crise no momento. Segundo o relatório, as franquias da casa estão indo muito bem, com destaques para Final Fantasy, Dragon Quest e Kingdom Hearts.
A série Final Fantasy teve um aumento de nove milhões de unidades vendidas em 2022 — chegando a 173 milhões nas vitalícias. Dragon Quest teve mais dois milhões, somando 85 milhões desde a estreia do primeiro jogo.
Por fim, a saga Kingdom Hearts conta com um total de vendas de 36 milhões. Com o lançamento do quarto game a caminho, esse número tem potencial de aumentar ainda mais.