Two Point Campus: vale a pena?
A variedade de cursos e possibilidades no simulador surpreenderam positivamente
Two Point Campus é mais um simulador da desenvolvedora Two Point Studios, dessa vez com o tema “universidade”. Se o meme de “trancar o curso” existe em nosso mundo, dificilmente o faríamos se estudássemos em umas das instituições do universo apresentado no game.
A SEGA e a Two Point Studios nos enviaram uma cópia digital do game para teste — e podemos adiantar que foi uma experiência muito divertida. Claro, o jogo acabou não sendo tão perfeito assim, principalmente devido à navegação e alguns comandos no gameplay.
Two Point Campus tem versões para PS5 e PS4, e optamos por fazer a análise no console mais recente da Sony. Antes de mais nada, já é bom adiantar: não há interações com o DualSense para serem citadas no review.
A faculdade dos sonhos existe
Two Point Campus te entrega a gerência de uma faculdade, onde é necessário atender à principal demanda da região por um curso. Não espere cursos comuns como Engenharia, Farmácia, Direito ou algo do tipo. Os alunos querem diplomas de Econocomédia, Bruxaria, Cavalaria, Cientografia e outros.
Cada uma das cidades onde você é convidado a cuidar das universidades contam com um costume local. Em Freshleigh Meadows, por exemplo, a Cientografia e Normalidade Virtual se destacam, já em Pizza Lanatra, as Competições de Culinária são parte da cultura.
Levando isso em conta, as chaves do Campus são entregues em suas mãos e um guia tende a mostrá-lo como proceder para atender à demanda da população. Daí, começa a preocupação número 1 de qualquer diretor: estrutura para receber os alunos.
Você precisa cuidar de absolutamente tudo
A faculdade gerenciada por você em Two Point Campus é entregue sem nenhuma construção. Se trata de um espaço vazio, com possibilidade de expansão para novos lotes no futuro, onde é necessário construir cada uma das salas, para dar andamento nos ensinos — tudo isso baseado em um orçamento inicial.
A partir daqui, precisamos levantar auditórios, dormitórios, banheiros e salas de aula específicas. Conforme a jogabilidade se desenrola, bebedouros, bancos, aquecedores e até chuveiros coletivos passam a ser obrigatórios. Quando essas coisas não são posicionadas, o jogador é avisado via notificações pelos funcionários e alunos.
Cada uma dessas modificações interfere no humor e na qualidade de ensino dos seus calouros e veteranos. Deixando tudo em ordem, eles tiram notas mais altas e rendem prêmios para o gerente. Além disso, Two Point Campus te dá controle total sobre a contratação de funcionários, capazes de deixar tudo em ordem sem tanto esforço.
Falando nos seus contratados, cada um tem uma aptidão necessária para uma tarefa específica. Os zeladores são bons mecânicos e seguranças — sim, algumas faculdades são invadidas —, os assistentes são úteis para cuidarem da biblioteca e auxiliarem nas vendas de lanches no pátio, enquanto os professores dão aulas normais e de reforço.
Junto de todo o pacote citado acima, Two Point Campus também permite a organização de eventos. Ao convidar os alunos para ver filmes engraçados no auditório ou dar uma festa dentro do Centro Universitário, você aumenta a satisfação deles com os cursos.
Já que tocamos no assunto satisfação, seus estudantes precisam pagar mensalidades, lanches e outras coisas no Campus. Isso reflete na economia, dando mais recursos para os investimentos e impactando na felicidade dos universitários. Assim, se tem dinheiro entrando, você não precisa deixar o boleto mais caro no semestre seguinte.
Essas atitudes evitam que seus alunos saiam da faculdade e reprovem nas matérias. Afinal de contas, um bom gerenciamento gera menos reclamações e deixa o player mais à vontade para observar as coisas acontecendo nos arredores da instituição.
Todo o processo em Two Point Campus é bem criativo, mas fica na mesmice
Desde os cursos até os pedidos enviados para o gerente da faculdade em Two Point Campus, tudo é feito de acordo com a região e com a cultura dos seus alunos. Isso é muito importante para não cair na mesmice, no entanto, aqui esse fenômeno acaba sendo inevitável.
A diversidade de requisições nas caixas de mensagens, onde os alunos pedem bancos para conversar com suas paqueras ou melhorias para as salas de aula, agita o cotidiano do gerente. Porém, o gameplay é baseado na construção de salas e cuidar de pessoas, ou seja, uma hora cansa.
A aleatoriedade ainda ajuda a dar um ritmo nas descobertas: visitas de novos alunos, inspeções surpresas, invasões para testar seu sistema de segurança e alunos criando laços são exemplos. Essas coisas deixam o tempo ocioso, onde só precisamos observar tudo acontecendo de forma menos “chata”.
Levam cerca de 23 horas para desbloquear todos os Campus, e você só pode avançar para o próximo quando cumpre seus objetivos na cidade anterior — e nem sempre eles são liberados ao formar a primeira turma após três anos letivos. Dessa forma, em determinado momento só resta construir as salas e esperar tudo acontecer, algo prejudicial pro gameplay.
Onde Two Point Campus deixa a desejar
Two Point Campus teve algumas falhas no desempenho. Esses problemas não prejudicaram a experiência final e não ocasionaram crashes ou algo do tipo, mas atrapalharam de alguma forma no final das contas.
O primeiro contratempo foi com o final do ano letivo. Ainda cumpríamos determinados objetivos quando a tela de encerramento apareceu, mas ao voltarmos, o jogo bugou a construção — ela não estava finalizada e ficou enorme.
Para sair dessa situação foi necessário retornar ao mapa e depois voltar ao Campus para refazer todo o processo. Outro recurso capaz de prejudicar o gameplay são os próprios controles do jogo, que não são tão ágeis e precisos quando necessários.
Levar um funcionário para uma sala específica e recomendar um treinamento é uma tarefa difícil. Em algumas situações onde temos de interagir com um personagem ou sala específicos, não dá para selecioná-los facilmente.
A navegação do menu também sofre desse mal. A sensação é de que: com mouse e teclado, tudo seria mais fácil de se resolver em Two Point Campus. Com o DualSense, nem após 15 horas de jogo foi tão simples assim.
Outro ponto negativo é a “narradora” e suas piadas sem noção e repetitivas. Além de estarem em inglês, falas como “há uma mosca aqui” e “sim, esse cheiro veio de você” não agregam em nada ao jogo.
Two Point Campus: vale a pena?
Pelo preço de R$ 199,50 na PS Store, vale recomendar Two Point Campus para quem realmente gosta do gênero de simulação e gerenciamento. Como se trata de um universo ainda mais fechado em relação a faculdades e estudo, o jogo terá maior apelo para um certo nicho de jogadores.
A experiência no geral foi bem divertida, os cursos e as situações aleatórias agradaram bastante. Os bugs e controles, apesar de serem um empecilho como citado acima, não prejudicaram. A Two Point conseguiu entregar o prometido.
Veredito
Two Point Campus
Sistema: PlayStation 5
Desenvolvedor: Two Point Studios
Jogadores: 1
Comprar com DescontoVantagens
- Muita criatividade na elaboração dos cursos
- É divertido atender aos pedidos dos alunos
- As situações aleatórias são um diferencial para prender os jogadores
- Tempo de campanha é aceitável
Desvantagens
- Pequenos bugs no fim dos períodos
- Comandos do simulador não casaram bem com os controles do PlayStation
- O jogo pode ficar monótono, e a "narradora" ainda ajuda a piorar